Mundo

Cabo Verde e EUA assinam "acordo inicial" para concessão de financiamento

JA Online

Cabo Verde e a agência dos Estados Unidos Millennium Challenge Corporation (MCC) assinaram, esta semana, em Washington o Acordo de Concessão de Financiamento Compacto, para dar início à operação no país.

20/04/2024  Última atualização 13H29
© Fotografia por: Horacio Villalobos - Corbis/Corbis via Getty Images

Em declarações à Lusa,  o vice-primeiro-ministro cabo-verdiano, Olavo Correia, explicou que trata-se do "acordo inicial para o início da operação em Cabo Verde, em termos da sediação da própria equipa do MCC, mas depois virão os documentos estratégicos, o contrato em si, mas é preciso que as equipas se instalem dos Estados Unidos e de Cabo Verde, para que possam preparar os documentos que serão assinados em termos contratuais, onde os envelopes financeiros serão estabelecidos e os projetos e programas indicativos serão acordados entre as partes".

O documento foi assinado por Olavo Correia, que é também ministro das Finanças e Fomento Empresarial de Cabo Verde, e pelo vice-presidente do Departamento de Operações do MCC, Cameron Alford, em Washington, à margem das Reuniões de Primavera 2024 do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial.

O Acordo de Concessão de Financiamento Compacto, ou 'CDF Agreement', faz parte do terceiro Compacto Regional do MCC a Cabo Verde e concede uma subvenção que vai apoiar e facilitar o desenvolvimento e início da aplicação do programa.

Na prática, o acordo visa disponibilizar fundos para cobrir diversos estudos que levarão à definição das atividades do Compacto, segundo o executivo cabo-verdiano.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo