Mundo

Cabo Verde é exemplo de grande democracia

Uma delegação do Senado dos EUA classificou, segunda-feira, Cabo Verde, como “um brilhante exemplo de democracia em África”, face aos golpes de Estado ocorridos na Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), de que o arquipélago faz parte.

26/03/2024  Última atualização 06H15
Ulisses Correia e Silva recebeu delegação dos Estados Unidos © Fotografia por: DR
"Tivemos uma óptima conversa com o Primeiro-Ministro sobre valores que partilhamos”, sendo Cabo Verde "um brilhante exemplo da importância da democracia”, referiu a senadora Patty Murray, líder da comitiva, recebida na ilha do Sal pelo líder do Governo cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva.

Patty Murray considerou, no início de um périplo por cinco países em África, "importante continuar a cooperação” com o arquipélago. A visita aconteceu numa altura em que o Governo cabo-verdiano está a preparar com a Millennium Challenge Corporation (MCC), agência de ajuda ao desenvolvimento criada pelo Congresso norte-americano, o acesso a um terceiro pacote de apoio financeiro da instituição ao país.

 Cabo Verde foi anunciado pela MCC como país elegível em Dezembro de 2023, a par da Tanzânia e das Filipinas. O senador Chris Coons, que também integrou a comitiva que se reuniu com Ulisses Correia e Silva, disse esperar que o apoio se concretize, tornando-se Cabo Verde no primeiro país a beneficiar de três pacotes de apoio da MCC.

 Chris Coons referiu que a CEDEAO "assistiu a muitos golpes de Estado” no último ano, tornando importante "que haja uma democracia estável” como a cabo-verdiana. O primeiro financiamento da MCC, entre 2005 e 2010, ascendeu a 84,6 milhões de euros e serviu para infraestruturar o país.

 Dois anos depois, um segundo pacote, no valor de 50,9 milhões de euros, vigorou até 2017 para melhorar a gestão dos recursos hídricos e do saneamento, bem como dos serviços de gestão da propriedade. Na CEDEAO há quatro países (Mali, Burkina Faso, República da Guiné e Niger) governados por militares, desde 2020, na sequência de golpes de Estado.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo