Mundo

Cabo-Verde: Governo ouvido sobre a distribuição de água

Os deputados cabo-verdianos reúnem-se, a partir de amanhã, na primeira sessão plenária de Março, tendo na agenda questões para o ministro do Turismo e Transportes e interpelação ao Governo sobre o fornecimento de água para consumo e irrigação.

05/03/2024  Última atualização 09H45
Deputados apreciam, também, o turismo em Cabo Verde © Fotografia por: DR

Segundo a Inforpress, o tema do debate para esta sessão plenária foi apresentado pelo grupo parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV – oposição).

 Os deputados do PAICV vão igualmente confrontar o ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, sobre a situação dos transportes aéreos, já que o governante anunciou, esta semana, o retorno dos Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) aos voos domésticos, medida essa, que representa uma aposta "duradoura, definitiva e estruturante” para o arquipélago.

 Na última quarta-feira, 28, à margem da participação de Cabo Verde na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva revelou que será criada uma empresa autónoma dedicada exclusivamente a voos domésticos.

 Da agenda de trabalhos consta ainda a aprovação de algumas propostas de lei, nomeadamente a que aprova o Código de Justiça Militar, (discussão na especialidade, continuação) e o projecto que altera a resolução nº 17/X/2021, de 13 de Outubro.

 Antigo Presidente Pedro Pires operado

O antigo Presidente cabo-verdiano Pedro Pires, de 89 anos, foi domingo operado com sucesso a uma fractura numa perna, no Hospital Agostinho Neto, na Praia, disse, ontem, à Lusa fonte familiar.  Pedro Pires "está no seu quarto e está bem", referiu a mesma fonte.

 A cirurgia implicou a colocação de uma placa de pressão e pinos para amparar a zona fracturada, acrescentou, esperando-se que, após um período de recuperação, o ex-chefe de Estado mantenha a mobilidade.  O estadista e combatente pela independência foi hospitalizado na quinta-feira, depois de uma queda em casa.

Pedro Pires foi presidente cabo-verdiano durante dois mandatos, entre 2001 e 2011, eleito pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), já depois de ter ocupado o cargo de primeiro-ministro entre 1975 e 1991.  Actualmente, lidera a Fundação Amílcar Cabral e está à frente do Instituto Pedro Pires para a Liderança (IPP), criado pelo próprio com a missão de "formar jovens líderes e consolidar o processo de desenvolvimento de Cabo Verde e de África”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo