Mundo

Cabo Verde regista crescimento de 5,1%

O economista do Fundo Monetário Internacional (FMI) Thibault Lemaire, que coordenou o relatório sobre a África Subsaariana, considerou que Cabo Verde registou um “crescimento de 5,1%" em 2023, reflectindo um forte desempenho do sector turístico.

26/04/2024  Última atualização 13H00
Rede turística com grande impacto nas receitas públicas © Fotografia por: DR

 "Em 2023 registou-se um forte crescimento do PIB de 5,1%, reflectindo o desempenho do turismo, com uma inflação média de 3,1%, abaixo dos 7,9% registados em 2022, e a situação orçamental melhorou, significativamente, no ano passado, com um excedente orçamental do saldo primário nos 2% do PIB, o mais elevado dos últimos 20 anos”, disse, na terça-feira, Thibault Lemaire.

Em declarações à Lusa no final dos Encontros Anuais do FMI e do Banco Mundial, que decorreram até sábado em Washington, o economista apontou que a economia deverá crescer 4,7% neste e no próximo ano e salientou que "o desempenho orçamental foi impulsionado com o aumento das receitas de medidas fiscais e pela subexecução do investimento público”. Sobre o rácio da dívida sobre o PIB, um dos indicadores mais usados pelos investidores internacionais para aferirem a capacidade de um país honrar os seus compromissos financeiros, o FMI diz que a situação está a melhorar. As perspectivas, continuou o economista, são favoráveis mas há riscos negativos, a começar pela susceptibilidade a choques geopolíticos e climáticos.

O Presidente cabo-verdiano disse, na segunda-feira, que a situação dos transportes aéreos em Cabo Verde é "caótica", prejudicando "enormemente" o país, e pediu às autoridades "medidas urgentes". José Maria Neves considera necessário mostrar "claramente" à sociedade, aos cidadãos e às empresas uma "resolução definitiva e sustentável”.

"Estou extremamente preocupado com o que se verifica nos últimos dias e é tempo de pormos fim a este caos, sob pena de prejudicarmos as dinâmicas comerciais”. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo