Sociedade

Cadeia de Kivanda está com superlotação

Fula Martins | Soyo

Jornalista

A procuradora da República junto da Comarca do Soyo, reconheceu que a Unidade Penitenciária do Kivanda, na comuna do Mangue Grande, município do Soyo, está com uma superlotação de reclusos, facto que é preocupante.

06/04/2024  Última atualização 14H53
Procuradora junto da Comarca do Soyo, Maria Mamuba © Fotografia por: Adolfo Dumbo| Edições Novembro | Soyo
Maria Fernanda Mamuba referiu, ontem, com tristeza, que numa cela com capacidade para albergar 10 reclusos, actualmente há o dobro, 20. Essa situação, adiantou, tem propiciado o surgimento de várias doenças nos reclusos, em especial a sarna e a tuberculose. "Todos os dias, excepto aos sábados e domingos, ou por falta de transporte, temos casos desses”, disse.

A magistrada recordou que a Comarca tem capacidade para albergar 220 reclusos, mas, actualmente, tem quase o dobro. "Há uma necessidade de se construir mais unidades penitenciárias, para se dar dignidade à comunidade reclusa”, frisou, além de explicar que a dinâmica e o movimento processual da Unidade Penitenciária já não é compatível para receber mais reclusos.

A referida unidade penitenciária, lembrou, tem, actualmente, 455 reclusos, sendo 126 em estado de condenados e 329 em prisão preventiva. "Existem 342 cidadãos congoleses democráticos a cumprir penas, de dois até cinco anos, na Comarca, pelo crime de falsificação de documentos”, esclareceu.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade