Sociedade

Calumbo ganha mais um fontenário

Helma Reis

Jornalista

As dificuldades no acesso à água potável na comuna do Calumbo, em Viana, estão reduzidas, na sequência da instalação de um fontenário previsto para fornecer água potável para mais de mil e 500 famílias, inaugurado ontem, um investimento do grupo Coca-Cola.

23/02/2024  Última atualização 10H02
Instalação de um fontenário © Fotografia por: Edições Novembro
O fontenário instalado no "mercado Mamãs do Calumbo”, tem capacidade de bombear 24 mil litros de água por dia (oito milhões e 760 mil por ano) provenientes do rio Kwanza, através de furos, com o suporte de um sistema à manivela.

 Orçado em 100 mil dólares, o equipamento resultou do projecto de parceria entre a Associação Instituto Piaget de Angola e a Refriango, denominado OMAZA, cuja finalidade é melhorar o acesso à água potável.

 A directora de Marketing da Coca-Cola em Angola estima que o equipamento vai beneficiar, de forma directa, mais de mil e 500 famílias residentes na comuna do Calumbo, sendo 60 por cento dos quais mulheres jovens e adolescentes.

 Paula Matoso acrescentou que está prevista, para este ano, a construção de dois novos fontenários, no Calumbo, e no município do Icolo e Bengo, em Luanda.

 Para a coordenadora-geral do projecto OMAZA, Ana Pérez, a instalação dos fontenários visam promover a segurança da água e do saneamento, por forma a contribuir para uma maior sustentabilidade em Angola.

A administradora-adjunta de Viana, Loide António, sublinhou que a iniciativa vai melhorar a qualidade de vida e reduzir as doenças endémicas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade