Desporto

Campeão recupera tempo e joga hoje em Malanje

José de Mátis

Jornalista

União de Malanje e Petro de Luanda jogam, esta tarde, a partir das 15h00, no Estádio 1º de Maio, para a 19ª jornada do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão. Com dois jogos em atraso, e eliminado da Champions, o campeão nacional procura recuperar o tempo, prevendo realizar dois jogos por semana, até acertar o calendário.

09/04/2024  Última atualização 08H05
Eliminada da Champions, a equipa de Alexandre Santos tem as batérias viradas para o Girabola © Fotografia por: Eduardo Pedro | Edições Novembro

A equipa, às ordens de Alexandre Santos, voltou a ser apeada da liderança do Campeonato pelo Desportivo da Lunda-Sul, em função de ter ficado em branco na jornada passada, sendo que agora o foco não será senão conjugar esforços para voltar à liderança da prova, e fazer uma gestão mais orientada, já que não tem outro compromisso.

Por tudo isso, o jogo desta tarde reveste-se de extrema importância, ante à necessidade de pontuação, embora no campo oposto venha encontrar uma equipa, que não estando a fazer um campeonato por ai além, pode vir a surpreender, sobretudo a jogar no seu reduto, com as vantagens que esta particularidade proporciona.

Seja como for, e a jogar com as probabilidades, o sinal mais pende sempre do lado tricolor, não só por ser detentor do título, mas por ser dono de um futebol mais expressivo, de um plantel com mais valores individuais e colectivos, que desequilibra a balança quando se lhe é exigido na sequência da contenda.

Poder-se-ia dizer que a batalha classificativa do Petro passa a ser com os lundas. Quer os do Sul quer os do Norte, sendo que a seguir ao Desportivo da Lunda-Sul vem o Sagrada Esperança. Portanto, terá que fazer de tudo um pouco para passar por cima dos dois, o que não é uma empreitada que se prevê fácil. Na jornada passada, a turma malangina foi ao Dundo de onde voltou vergada ao peso da derrota por 1-0, depois de jornada antes ter ido arrancar um precioso empate ao Académica do Lobito, com quem empatou a dois golos. É uma equipa que anda cabisbaixa, com a estrutura psicológica, quase abalada.

Este estado de ânimo pode ser bem aproveitado pelo Petro, uma equipa mais adulta e calculista, que sabe, perfeitamente, o que fazer quando entra em campo. Perdida a Liga dos Campeões, o foco agora é, indubitavelmente, o campeonato, para o qual se lança com todas as armas, com todos os argumentos, com todas as forças.

Mas, ao lugar de meras conjecturas, vamos aguardar para vermos o que serão capazes de fazer os contendores na quadra de jogo, embora não havendo dúvidas de que o desnível de forças e valores entre um e outro seja abismal.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto