Sociedade

Camponeses no Curoca recebem inputs e insumos agrícolas

Elautério Silipuleni | Ondjiva

Jornalista

As famílias camponesas das localidades de Maine, Lotembo, Tumbeulo e Waru, comuna de Oncócua, no município do Curoca, província do Cunene, receberam, na última quarta-feira, da administração local sementes de milho e massango, para produzir e contrariar os efeitos da seca.

16/02/2024  Última atualização 12H21
Camponeses apostam na produção para garantir o bem-estar e diminuir a importação de bens de primeira necessidade © Fotografia por: Edições Novembro
O administrador municipal do Curoca, Manuel Domingos Taby, disse que após a ausência prolongada das chuvas no mês de Janeiro, certas lavras viram-se a secar, situação que deixou preocupados os camponeses destas localidades da comuna de Oncócua.

   Manuel Domingos Taby adiantou que a administração está a mobilizar os recursos financeiros para aquisição de insumos agrícolas, designadamente, fertilizantes e sementes de hortícolas, para os camponeses, na presente época agrícola, com vista a atenuar o impacto negativo.

   O administrador explicou que a distribuição dos insumos enquadra-se no plano da campanha agrícola 2022/23, que prevê assistir famílias rurais do município e referiu que a administração está apostada na aquisição de sementes resistentes à seca, como é o caso de massango, massambala e mandioca.

Domingos Taby incentiva os produtores a trabalhar para poder combater a fome e a pobreza, salientando que o município possui terras aráveis e recursos hídricos para tornar o Curoca num dos melhores centros de produção agrícola.

Tomates deterioram-se no Monte Negro

Um total de três toneladas e meia de tomates estão a deteriorar-se, na localidade de Monte Negro, município do Curoca, província do Cunene, devido à falta de meios para o seu escoamento, associado ao estado de degradação da via de comunicação.

   A situação foi constatada pelo administrador municipal do Curoca, Domingos Taby, durante uma visita aos pequenos agricultores que se encontram instalados na margem direita do rio Cunene.

   A estrada de 50 quilómetros que liga a circunscrição à sede do município (Oncócua) é bastante acidentada, com a presença de pedras de grande dimensão e cursos de água, o que impossibilita a movimentação de viaturas para o escoamento de produtos.

   Na ocasião, Manuel Domingos Taby disse que, apesar da problemática de seca cíclica, alguns camponeses têm se deslocado a esta área abundante em recursos hídricos para produzir e garantir o sustento das famílias, assim como tirar algum excedente, mas, infelizmente, boa parte destes produtos apodrecem por falta de escoamento.

   O administrador lamentou o estrago massivo de um dos produtos mais consumidos pelas famílias, por ser perecível, tudo por causa do mau estado da via de acesso, que tem desencorajado os automobilistas a circular por estas paragens.

   Argumentou que, para além da falta de transportes, a chuva que se faz sentir na região constitui outro factor que impossibilita os camponeses a proceder à venda dos seus produtos noutras localidades circunvizinhas da região.

   O município do Curoca, a 333 quilómetros da cidade de Ondjiva, conta com 48 mil e 40 habitantes, divididos em duas comunas, nomeadamente Oncócua e Chitado.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade