Desporto

Canoagem na Polónia: Dupla angolana dá início à segunda fase de preparação

Rosa Panzo

Jornalista

A dupla angolana Benilson Sanda/Manuel António deu início à segunda fase de preparação no Campo de Treinos da Federação Internacional de Canoagem, na Polónia, para a participação no Campeonato do Mundo a decorrer de 24 a 26 do corrente naquele país europeu.

19/05/2024  Última atualização 11H23
Dupla angolana enfrenta frio da Polónia nos treinos © Fotografia por: DR

Concentrados no espaço de treinos, Benilson Sanda e Manuel António enfrentam dificuldades em adaptar-se ao clima. O frio constitui o principal empecilho.

Na primeira fase de preparação,  entre 8 a 12 do corrente, os resultados foram "positivos”. Nas provas da Canoa (C2) 500 metros, Manuel António e Benilson Sanda terminaram na oitava posição entre os 10 primeiros entre europeus e asiáticos.

Na C2 1000m, a dupla não participou por indisponibilidade de Benilson Sanda. O jovem sentiu inchaço na garganta e fortes dores de cabeça.

Na C1 500m individual, Manuel António ficou em quinto lugar e qualificou-se para as meias-finais. Nas eliminatórias, manteve a mesma posição.

Depois da recuperação, Benilson Sanda disputou a prova de C1 500m e terminou na sexta posição com direito a disputar as meias-finais. O corpo voltou a sentir-se mal no período da prova e abandonou-a.

Na disputa da C1 200m, Manuel António fez o percurso até às preliminares.

Em declarações ao Jornal de Angola, a dupla manifestou satisfação por beneficiar de um estágio pré-competitivo no Centro de Alto de Rendimento da Polónia.

"Estar enquadrado entre os melhores do mundo deixa-nos muito motivados e ajuda-nos a elevar o nosso desempenho. É uma realidade diferente da nossa, mas estamos aqui para trabalhar com responsabilidade e evoluir a cada treino”, aferiu Manuel António.

O canoísta descreveu a qualidade dos exercícios: "Os treinos são duros. Trabalhamos sem descanso com a finalidade de representar o país nessas provas e nos Jogos Olímpicos da melhor forma possível”.

Benilson descreveu que "as condições de alojamento e de treinos são óptimas”. E reiterou: "Não temos do que nos queixar”.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto