Cultura

Cantora Ary distinguida com “Disco de Ouro”

Mário Cohen

Jornalista

A Associação da Indústria de Fonogramas de Angola (AIFA) distinguiu, quinta-feira, no Palácio de Ferro, em Luanda, com Disco de Ouro a cantora e compositora Ary, pelo sucesso da canção “Assuntos na Banda”, lançada, no final do ano passado.

09/03/2024  Última atualização 09H00
© Fotografia por: Francisco Lopes | Edições Novembro

O produtor musical Davinci, da Next Stage Records, foi quem recebeu o troféu das mãos do músico e compositor Big Nelo.

De acordo com o director da Associação da Indústria de Fonogramas de Angola (AIFA), Paulo Cassoma, a distinção a Ary e ao produtor musical Davinci, ocorrida durante a cerimónia de apresentação dos membros desta instituição, que visa proteger, no mercado nacional os trabalhos desenvolvidos pelos músicos e os produtores, foi pelo número de vendas do single, que foi superior a dez mil cópias.

O produtor musical Davinci foi o grande obreiro da produção do tema "Assuntos na Banda”, que se tornou sucesso nas rádios, festas rave casas nocturnas da capital.

Segundo Paulo Cassoma, um dos grandes objectivos da criação da IAFA, em 2023, é a abertura de portas ao mundo, colocando o nome de Angola ao nível de grandes países, cuja indústria fonográfica é histórica.

Outro dos objectivos, afirmou, é o combate cerrado à pirataria no país, apesar de reconhecer existirem músicos que a promovem. O director do AIFA disse que dar maior visibilidade e protecção às obras discográficas dos músicos nacionais, quer a nível nacional quer internacional, é, também, uma das finalidades da instituição, que tenciona buscar experiência de outras associações no mercado internacional, com intenção de proteger CD’s gravados pelas produtoras angolanas de todo o tipo de pirataria.

A AIFA, disse, foi criada especificamente para se tornar uma associação de gestão colectiva de direitos de autor e conexos dos produtores de fonogramas, acrescentando que isto vai permitir que os músicos sejam reembolsados pela utilização indevida das suas obras.

Paulo Cassoma revelou que a AIFA está no processo de licenciamento no Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SENADIAC) para actuar como associação de gestão de actividade dentro da lei vigente no país.

O órgão social da AIFA está constituído por Heródoto Crispim (presidente), Paulo Cassoma (directo executiva), Délcio Costa (tesoureiro), Kiessa Manuel Domingo (presidente do conselho fiscal), Sérgio Magangue Domingas e Janice Magalhães (vogais).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura