Mundo

Caracas suspende apoio em Direitos Humanos

A Venezuela suspendeu, por 30 dias", a assessoria técnica da ONU em matéria de Direitos Humanos, devido ao excesso da representação em Caracas, criando situações "verdadeiramente ofensivas para o Memorando Entendimento”.

21/02/2024  Última atualização 09H52
Venezuela © Fotografia por: DR

O procurador-geral da Venezuela acusou na segunda-feira directamente o alto-comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Türk, de exceder-se nas suas funções e querer auditar casos não relacionados com o seu trabalho.

"É estranho que um escritório técnico criado para desenvolver actividades puramente de cooperação, de formação tenha começado a preocupar-se de uma forma muito estranha com expedientes vinculados a pessoas que já foram arguidas, acusadas e algumas delas já condenadas em casos que não têm nada a ver com a defesa dos Direitos Humanos, mas sim de conspiração de assassinatos".

Tarek William Saab falava numa conferência de imprensa em Caracas, durante a qual foi questionado pelos jornalistas sobre os motivos que levaram o Governo a suspender, na quinta-feira, as actividades de assessoria do alto-comissário da ONU para os Direitos Humanos e a dar 72 horas aos funcionários do seu escritório para abandonarem o país.

O procurador perguntou "se um escritório de cooperação em matéria de Direitos Humanos tem de fazer auditorias, pedir processos numa lista que aumenta de dia para dia" e sublinhou chamar-lhe a atenção que tenham, também, pedido dossiers relacionados que estão na Direcção-geral Contra o Crime Organizado, e na Direcção-geral Contra a Corrupção e vinculados a delitos comuns e a assassinatos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo