Desporto

Carlos Almeida aponta a melhoria dos resultados

Anaximandro Magalhães

Jornalista

A melhoria dos resultados desportivos da Selecção Nacional é um dos pressupostos apontados por Carlos Almeida para se candidatar à presidência de direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), visando a gestão no período de 2024/2028.

30/03/2024  Última atualização 11H45
Antigo atleta aposta na gestão © Fotografia por: DR

"O principal objectivo é melhorar os resultados desportivos. O outro é criar todas as condições para começarmos a falar de basquetebol de facto. Temos de recolocar o país na rota das vitórias para voltar a subir no ranking mundial e continuarmos a ter uma palavra forte no topo de África, onde perdemos a hegemonia", explicou o antigo capitão da Selecção Nacional sénior.

Em declarações exclusivas ao Jornal de Angola, o campeão Africano das Nações, nos Afrobasket's de 1999, 2001, 2003, 2005, 2007, 2009 e 2013, o ex-extremo de 1,93 metros, agora com 47 anos, assume ter já o programa de liderança, embora jogue à defesa.

"Temos os objectivos traçados. Pretendemos, no momento exacto, apresentar o nosso programa de forma acabada aos associados,  amantes da modalidade e demais interessados. Deste modo, podem ter contacto e perceberem aquilo a que nos propusemos fazer, com ênfase para a melhoria dos resultados da selecção principal", revelou.

O trabalho feito pelos clubes e associações foi elogiado por Carlos Almeida.

"É importante dar sequência às boas coisas, nada poucas, feitas pelos clubes e associações. Temos de trabalhar com ambos para melhorar a competição interna de forma sustentável e esta deve ser acompanhada nos escalões de formação, para quando atingirmos o pico na selecção principal, seja bem escorada. Devemos ter boas selecções de formação, mesmo que não ganhemos os campeonatos africanos é importante estar no topo. Só assim, conseguiremos manter os objectivos e recuperar o nosso prestígio", defende.

Master em gestão desportiva pela Cognos Formação, em Portugal, Almeida promete formar uma equipa "de jovens competentes e não só".

"A ideia é congregar todas as gerações, sobretudo indivíduos que agreguem e sejam mais-valia para ajudar o basquetebol a sair desta condição. Estaremos abertos para trabalhar com todos. Portanto, a ideia é montar uma equipa capaz de dar resposta ao contexto actual. Sabemos das dificuldades sócio-económicas, razão pela qual será necessário arregaçar mangas e dar respostas aos desafios do basquetebol angolano, mais concretamente que as selecções nacionais enfrentam", sustentou.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto