Cultura

Carnaval de 2024 dá boas-vindas ao novo canal televisivo

Analtino Santos

Jornalista

A maior festa cultural do país serve como o principal argumento para a primeira emissão do NXT-TV, projecto televisivo privado que tem como prioridade a divulgação de conteúdos culturais e artísticos.

05/02/2024  Última atualização 09H20
A magia do carnaval de Luanda acompanha a abertura do canal NXT-TV dedicado à cultura © Fotografia por: Contreiras Pipa | Edições Novembro

O canal vai fazer a sua estreia no mercado com a transmissão de todas as classes do Entrudo de Luanda. A edição do Carnaval de 2024 servirá como o lançamento do NXT-TV, o novo canal televisivo a ser emitido   em sinal fechado, no canal 108 da TV Cabo Angola, canal 39 do Afti TV e canal 504 IPTV.

A informação foi prestada, ontem, ao Jornal de Angola, por Gika Gomes,presidente do Conselho de Administração da Magic Creative, empresa responsável pela gestão de conteúdos do canal.

A aposta em conteúdos culturais e artísticos, disse, vai privilegiar os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e as suas comunidades na diáspora. "Vamos fazer a nossa primeira emissão no dia 10 do corrente mês com a cobertura do Carnaval infantil. Este será o nosso ensaio e decidimos no Carnaval, por ser uma festa envolvente e ser a maior manifestação cultural no país.Faz todo sentido porque acultura é o nosso foco”, Justificou a escolha da data.

O canal, afirmou, é dedicado à música e às culturas afro-lusófonas como prioritárias, assim como às anglófonas e francófonas. No campo musical, garantiu, o semba, a kizomba, o kilapanga, marrabenta, morna, coladera, funaná, ghetto zouk, hip-hop, kuduro, afrohouse e outras sonoridades do tradicional e contemporânea preencherão a grelha.

Selecção de apresentadores e recolha de videoclipes

Segundo Gika Gomes, a Magic Creative mostrou estar atenta aos produtores de conteúdos audiovisuais nas plataformas digitais, por isso optou por fazer o casting para apresentadores e repórteres de maneira diferente. "Os interessados podem enviar os vídeos ao e-mail nxttvoficial@gmail.com. Nós queremos dar oportunidades de trabalho aos jovens e juntos crescermos na divulgação da nossa cultura”.

O responsável da NXT TV convidou os músicos e produtoras a enviarem os videoclipes para o videoclips.nxtvv@gmail.com. "Estamos abertos à recepção de videoclipes, fazer coberturas e divulgação de actividades musicais e outros eventos artísticos e estes materiais, uma vez verificados e analisados, serão colocados na nossa grelha de programas por estilos ou tendências musicais”.

A NXT TV, disse, junta-se a NXT Rádio emitida na 98.7 FM, grupo com uma gestão independente da Magic Creative. Com Gika Gomes, estão Bernardo Segunda "Maxwell”, Paulo Faria e André Zage "Dj Dx”, no Conselho de Administração do novo canal de televisão. "Todos com as nossas experiências profissionais pretendemos levar o nome da cultura de Angola bem longe e fazer o canal uma marca de referência” prognosticou.

Busca de novos horizontes

Gilberto Almeida Gomes, "Gika Gomes”, começou a desenvolver as actividades culturais em paralelo com o desporto. Em 1991, fundou a Turma Cómica ML2000, com este projecto actuou em vários espectáculos. Depois participou na Luanda Antena Comercial "LAC” no programa radiofónico "Cola e Gengibre” ao lado de Manuel Rui Monteiro, Beto Gourgel, Crispim e Dionísio Rocha.

Dirigiu o grupo de dança As Cassulas do Prenda, como actor, participou nas gravações do filme francês"Em Busca do Tesouro Perdido”, projecto que não terminou em função do conflito pós-eleitoral de 1992.

Um ano depois, em sociedade com os irmãos, abriu a discoteca MG e em 1994 baptizou o grupo de dança Os Muchacho, mas rejeitou ser bailarino de Tony Amado. Com o livro de poesia "O Encanto do Povo”teve uma passagem pela literatura em 1997 ao participar no Prémio Sonangol de Literatura com o  livro de poesia "O Encanto do Povo”.

Neste mesmo ano, começou a gerir as carreiras musicais dos artistas FrankJazz, Neloy Pascoal e Neide da Luz, que continua até hoje. A experiência com a discoteca MG motivou a reabertura do Centro Recreativo 11 Bravos da Samba, mais uma vez com os irmãos em 2010.

Com    Alcides Quitumba, reabriram o Centro Recreativo Maxinde em 2015 e foi com este acumular de projectos na gestão de casasculturais, artistas e promoção de   eventos que   em busca de novos horizontes é um dos administradores da NXT TV.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura