Política

Carolina Cerqueira defende compromisso dos Parlamentos na promoção da paz

Yara Simão

Jornalista

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, afirmou, quarta-feira, em Luanda, que a voz dos parlamentares da OEACP-UE, agora, mais do que nunca, deve afirmar-se como arauto da paz, da tolerância, da concórdia e do diálogo, numa perspectiva comum, apesar da diversidade cultural e geográfica de cada país.

22/02/2024  Última atualização 06H50
Líder da Assembleia Nacional realça o espírito da parceria entre a OEACP e a UE, agora relançada pelo Acordo de Samoa © Fotografia por: Arsénio Bravo| Edições Novembro
Carolina Cerqueira, que falava na abertura da primeira Sessão da Assembleia Parlamentar Paritária da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico e União Europeia (OEACP-UE), fez saber que os 416 delegados que estiveram reunidos no encontro de 17 a 21 do corrente mês souberam interpretar a vontade dos povos que representam, através do compromisso global de preservação e promoção do valor inegociável da paz e da tolerância, o caminho fundamental para a equidade, a justiça social, a boa governação e o desenvolvimento social e humano para todos.

No seu entender, urge estabelecer pontes, caminhos e mecanismos para fortalecer a parceria entre os povos por uma nova dinâmica das relações paritárias, um enquadramento mais inclusivo e ampla articulação dos propósitos num padrão que valorize a dignidade da pessoa humana e assente numa visão holística conjunta para fazer frente aos complexos impostos pela actual conjuntura geopolítica mundial.

Segundo a presidente da Assembleia Nacional, o espírito e propósito da parceria futura entre a Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico e a UE, agora relançada pelo Acordo de Samoa, encerra em si o ideal de relações entre os povos para o fortalecimento da democracia e o respeito pelos direitos humanos.

Na ocasião, a líder parlamentar angolana apontou a complexidade dos temas políticos mundiais, a crise financeira e os seus efeitos nas economias nacionais, as alterações climáticas, crise energética, segurança alimentar e nutricional, igualdade de género, empodera- mento dos jovens, combate à pobreza e  à corrupção, inclusão social, tráfico de seres humanos e recursos naturais como temas que têm ocupado as agendas e que constituem uma esperança para a melhoria das condições de  vida das populações.

"Estas e outras razões motivaram a preparação deste evento em resposta a uma solicitação da Assembleia Parlamentar Paritária à sua excelência, Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, para que fossem criadas as condições humanas e materiais necessárias para a realização deste evento no nosso país”, esclareceu Carolina Cerqueira.

Sob o lema "Um novo impulso às relações entre a OEACP-UE, uma parceria liderada pelos povos”, Carolina Cerqueira manifesta convicção de que foi feita história e lançados novos alicerces na parceria paritária, assente numa nova estrutura institucional, mas que mantém o mesmo foco, a mesma coesão e a mesma determinação de fazer com resiliência cada vez mais e melhor a favor dos povos.

"O orgulho é nosso de termos reunido e interpretado os ideais de todos e de cada um de nós e o mérito é dos delegados provenientes de todo o mundo que tornaram possível este magno evento, apesar da diversidade cultural e geográfica que nos separa, mas nos une nos propósitos”, concluiu a presidente da Assembleia Nacional.

Nova era de colaboração para o desenvolvimento sustentável

O co-presidente da Assembleia Parlamentar Paritária OEACP-UE, Carlos Zorrinho, considerou que com o Acordo de Samoa se inicia uma nova era de colaboração e de compromisso com o progresso mútuo, o desenvolvimento sustentável e a prosperidade partilhada.

"Hoje, quando nos reunimos ao abrigo deste Acordo histórico, creio falar em nome de todos ao afirmar que o fazemos com muita determinação. A determinação de quem lutou sem desfalecer, lado a lado, pelo reforço da dimensão parlamentar desta parceria”, disse.

Carlos Zorrinho considera que se tem, hoje,uma Assembleia Parlamentar Paritária OEACP-UE e três assembleias regionais prontas a assumirem-se como plataformas de debate, de diálogo, de aprofundamento da compreensão mútua, mas também do escrutínio e do aconselhamento na definição das prioridades, das políticas e dos projectos.

"Chegar aqui não foi fácil. A dimensão parlamentar chegou a estar fora do mandato negocial, mas a força do nosso trabalho conjunto, a unidade com que defendemos que era preciso dar a voz aos povos de 4 continentes e mais de 100 países, através dos seus parlamentares, permitiu-nos vencer. Temos, por isso, razões de optimismo. Um optimismo responsável”, sublinhou.

O co-presidente garantiu que o Acordo de Samoa incorpora uma visão comum para promover o investimento, o crescimento económico e a sustentabilidade ambiental, e será um espaço de diálogo aberto entre os povos e empenho dos seus representantes para que a parceria dê frutos e fomente a paz, cooperação, o desenvolvimento, a troca de experiências e boas práticas.

Carlos Zorrinho expressou a sua gratidão à República de Angola por acolher esta primeira manifestação de alto nível da dimensão parlamentar do Acordo de Samoa. E reconheceu o papel de Angola como anfitriã, a importância da cooperação e da solidariedade regionais na promoção do desenvolvimento sustentável.

O parlamentar europeu felicitou também a força política e diplomática de uma nação rica de história e focada num futuro pleno de oportunidades, num quadro multilateral de relações soberanas. Por fim, agradeceu ao Presidente João Lourenço pela hospitalidade e dedicação de todos quantos, em Angola, tornaram possível este evento.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política