Mundo

Casa Branca alerta para situação difícil em Kiev

O conselheiro de Segurança Nacional do Presidente norte-americano, Joe Biden, alertou, ontem, que o Exército ucraniano está a ficar sem munições e projécteis na frente de combate.

16/02/2024  Última atualização 16H10
Sullivan solicita ao Congresso à aprovação da ajuda a Kiev © Fotografia por: DR

"A cada dia que passa, o custo da inação dos EUA aumenta para os corajosos ucranianos na linha da frente", realçou Jake Sullivan, apelando ao Congresso dos EUA para aprovar rapidamente um novo pacote de ajuda para a Ucrânia.

Os ucranianos "encontrar-se-ão numa posição mais fraca se não receberem as munições, os sistemas de defesa aéreo e outros equipamentos de que necessitam", acrescentou.

O líder republicano da Câmara dos Representantes (câmara baixa do Congresso norte-americano) recusou-se na terça-feira a submeter a votação um projecto de lei de ajuda americana à Ucrânia que acabava de ser aprovado pelo Senado (câmara alta).

Sem a adopção de um novo pacote, que prevê 95 mil milhões de dólares (88,5 mil milhões de euros), incluindo 60 mil milhões de dólares (56 mil milhões de euros) para a Ucrânia, 14 mil milhões de dólares (13 mil milhões de euros) para Israel, bem como fundos para Taiwan, a ajuda norte-americana ao Exército ucraniano, interrompida desde Dezembro, não será retomada.

O novo comandante das Forças Armadas ucranianas, Oleksandr Syrsky, considerou, ontem, que a situação no campo de batalha é "extremamente complexa", após uma primeira visita à frente de combate, com a Ucrânia sem homens e armas face ao invasor russo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo