Sociedade

Casos de afogamento com tendência a subir

Engrácia Francisco

Jornalista

Os casos de afogamento tendem a aumentar, segundo a porta-voz do Comando Provincial de Luanda do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB), que aconselha a população no sentido de redobrar os cuidados para se inverter o quadro.

28/02/2024  Última atualização 10H31
Homens e meios disponíveis para proteger e salvar vida em toda extensão da província © Fotografia por: Edições Novembro
Maina Panzo disse, ontem, ao Jornal de Angola, que, nas últimas duas semanas, uma criança, de oito anos, foi encontrada morta num tanque de água de uma residência, no município de Cacuaco.

Além da criança, mais 17 cidadãos perderam a vida, durante o período em análise, vítimas de presumíveis afogamentos e suicídios, nos municípios de Talatona, Cacuaco, Viana, Luanda, Cazenga e Icolo e Bengo.

A porta-voz do SPCB em Luanda deu a conhecer que, no município do Cazenga, foi resgatado o cadáver de um cidadão, de 55 anos, vítima de afogamento, num tanque de água.

Mortes em praias

O Talatona, referiu, foi o município com maior número de ocorrências durante o período em análise, tendo registado nove casos.

A inspectora-chefe Maina Panzo destacou o resgate, no passado dia 19, de dois cadáveres (um casal), com idades compreendidas entre 17 e 20 anos, nas proximidades da Praia dos Pássaros.

Ainda em praias, acrescentou, efectivos do Quartel de Salvamento e Resgate de Luanda fizeram o resgate do cadáver de um cidadão de 21 anos, na Praia da Rua 11. 

Na comuna do Mussulo, explicou, foram resgatados três cadáveres, todos do sexo masculino, com idades entre 15 e 32 anos, vítimas de afogamento.

Um cidadão que aparentava ter 45 anos, disse, foi vítima de afogamento numa das valas de drenagem do Distrito Urbano da Cidade Universitária, tendo, também, morrido um jovem, que aparentava ter 22 anos, na Praia de Cacuaco e outro, com 15 anos, na Praia da Boa Esperança.

Outro caso ocorreu no passado dia 14, onde um menor de 15 anos, vítima de afogamento, foi resgatado na Praia Boca do Rio, em Cacuaco.

Luanda

Segundo a inspectora-chefe Maina Panzo, no passado dia 19, os Bombeiros fizeram o resgate de três cadáveres em praias do município de Luanda.

"Importa destacar o caso de um casal, com idades entre 16 e 17 anos, encontrados mortos na praia e de um cidadão, de 26 anos, também vítima de afogamento, na Praia Amélia. "No dia 14, fez-se o resgate do cadáver de um cidadão, de identidade desconhecida, que aparentava ter 28 anos, vítima de afogamento”, disse.

Rios e valas

No dia 13 deste mês, segundo a inspectora-chefe, fez-se o resgate do cadáver de um cidadão, de 29 anos, vítima de afogamento num rio da comuna de Calumbo, em Viana, enquanto que, no dia 14, no município de Icolo e Bengo, foi resgatado o cadáver de um jovem, de 27 anos, vítima de afogamento, numa das valas de drenagem da localidade de Mazozo.

Em Cacuaco, explicou, efectivos dos Bombeiros resgataram quatro cadáveres, sendo um de um menor de 13 anos, vítima de afogamento no rio Zenza, no bairro Kifangondo. Durante o perío- do em análise, adiantou, uma cidadã de 69 anos suicidou-se no bairro Nova Zâmbia, Distrito do Kicolo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade