Mundo

CEDEAO apela juntas a reconsiderarem abandono do bloco regional

JA Online

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) apelou, na quinta-feira, as juntas militares a reconsiderarem o abandono do bloco regional.

09/02/2024  Última atualização 12H44
CEDEAO apela ao Burkina, Níger e Mali que repensem decisão © Fotografia por: DR

Os líderes das juntas militares do Burkina Faso, Níger e Mali anunciaram conjuntamente em 28 de Janeiro que estavam a abandonar o bloco, depois deste os ter pressionado a restaurarem a ordem constitucional na sequência de uma série de golpes de Estado.

A saída das juntas militares ameaça enfraquecer, ainda mais, a CEDEAO que tem lutado para conter um retrocesso da democracia na África Ocidental que começou com uma tomada militar no Mali em 2020.

O conselho de mediação e segurança do bloco regional reuniu-se na capital da Nigéria, Abuja, para discutir a questão e uma crise eleitoral no Senegal onde o adiamento sem precedentes de uma votação presidencial provocou protestos públicos e alarme internacional.

Em relação à retirada, o presidente do conselho, Yusuf Maitama Tuggar, disse que a medida das juntas "traria mais dificuldades e causaria mais danos aos cidadãos comuns desses três países", avançou a Reuters.

Antes das negociações, o presidente da Comissão da CEDEAO, Omar Touray, descreveu a decisão das juntas como precipitada e acrescentou que não cumpriram as regras para abandonar o bloco.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo