Sociedade

Centralidade de Saurimo com 95 por cento de execução física

A centralidade de Saurimo, na Lunda-Sul, está com uma execução física na ordem dos 95 por cento, devendo os primeiros 212 apartamentos serem entregues em Julho. Actualmente, falta por concluir aspectos técnicos da empreitada, informou, sexta-feira, o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Santos.

24/02/2024  Última atualização 09H35
Empreiteiro da Centralidade de Saurimo promete concluir a obra em três meses © Fotografia por: Edições Novembro
Em declarações à imprensa, o ministro referiu que a empreitada teve um " grande progresso”. Além dos 212 apartamentos, nesta primeira fase foram construídas lojas e outras infra-estruturas, estando a ser finalizada a parte eléctrica e canalização de água, que terá  a duração  de três meses.

O ministro anunciou, para breve, o arranque da segunda fase da centralidade de Saurimo, que já está autorizada pelo Executivo, e que vai comportar 1400 apartamentos, com tipologia T3,  escolas, postos médicos e infra-estruturas de apoio.

"Já foi assinado o contrato com a empresa responsável pela construção, faltando apenas tirar o visto de fiscalização preventiva do Tribunal de Contas para o início das obras”, salientou Carlos dos Santos.

Estradas

O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação revelou que as obras na Estrada Nacional (EN) 230, no troço Malanje/Saurimo terminam em Março e que estão em curso trabalhos no troço Cachilo/Ndalatando (Cuanza Norte). A prioridade, segundo o ministro, é reabilitar, igualmente, a estrada Saurimo/Muconda, uma via vital para as trocas comerciais.

Ravinas

O ministro  Carlos Santos manifestou-se preocupado com a progressão de algumas ravinas na Lunda-Sul, considerando importante a intervenção nos municípios de Dala e Cacolo, por existirem ravinas de grandes proporções.

Durante a visita de 12 horas à província da Lunda-Sul, o ministro Carlos Santos, acompanhado pelo vice-governador para o sector Técnico e Infra-estruturas, Cláudio Pemessa, constatou as obras da EN 240, no troço Muconda/Biula e Cazage e a ravina da sede municipal do Muconda.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade