Mundo

Chad: Morte do opositor foi para o “afastar”

O partido de Yaya Dillo Djérou, o principal opositor no Tchad, acusou, domingo, os militares de terem "executado à queima-roupa" o seu líder, na quarta-feira, alegadamente para o tirar da corrida presidencial contra o general Mahamat Idriss Déby Itno.

04/03/2024  Última atualização 10H25
Yaya Dillo, principal opositor, foi assassinado em Ndjamena © Fotografia por: DR

"É uma execução, dispararam à queima-roupa para executá-lo, porque se ele tornou num incómodo", garantiu à Agência France-Presse Robert Gamb, secretário-geral do Partido Socialista Sem Fronteiras (PSF), citado pela AFP.

O Governo refutou a acusação, afirmando que "não executámos ninguém". O ministro das Comunicações, Abderaman Koulamallah, questionado sobre uma alegada foto dos restos mortais, respondeu que Yaya Dillo Djérou se recusou a render-se.

"Houve troca de tiros, não houve execução" nesta acção, que provocou a "morte a quatro soldados e a três outras pessoas no acampamento do senhor Dillo", acrescentou o ministro, acusando o opositor de ter disparado contra a Polícia.

Yaya Dillo Djérou era o principal opositor do general Mahamat Idriss Déby Itno, chefe da Junta e seu primo, para as eleições marcadas para Maio próximo. Desde quinta-feira que circula uma foto nos grupos de redes sociais próximos da família de Dillo, mas não foi ainda garantida a sua autenticidade.

A fotografia mostra um grande plano da cabeça dos restos mortais de um homem "exactamente parecido com Dillo" e um pequeno buraco, rodeado por um halo preto bem na têmpora. Na quinta-feira, o PSF e outros líderes da oposição já falavam num "assassinato" para o excluir das eleições presidenciais de 6 de Maio.

Segundo o Governo, Dillo era procurado por ter instigado uma suposta "tentativa de assassinato" do presidente do Supremo Tribunal, 10 dias antes, e liderado um ataque à sede dos serviços de inteligência, na terça-feira.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo