Mundo

Chade: Vítimas de Hissène Habré recebem compensações

As vítimas do antigo Presidente do Chade Hissène Habré começaram a receber as primeiras indemnizações pelas atrocidades cometidas há mais de três décadas, anunciou, domingo, o secretário de Estado do Ministério da Justiça, Sitack Yombatinan.

26/02/2024  Última atualização 10H10
Vítimas do antigo regime recebem retribuições © Fotografia por: DR

"Depois de dialogar com as associações de vítimas, o Governo decidiu pagar 10 mil milhões de francos (mais de 15 milhões de euros) para ajudar as vítimas. São cerca de 10.700 pessoas”, disse o representante governamental à agência de notícias EFE.

Também à EFE, o presidente da Associação de Vítimas dos Crimes de Hissène Habré, Adoumbaye Dam Pierre, afirmou que "embora o valor monetário seja irrisório, ajuda a aliviar um pouco”. Em março de 2015, um tribunal penal da capital do Chade, Ndjamena, condenou 20 agentes do aparelho repressivo de Hissène Habré por crimes de tortura e decidiu que mais de 7 mil vítimas deviam receber uma indemnização de 75 mil milhões de francos (mais de 144 milhões de euros). Este é o único processo legal relacionado com os crimes de Habré.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo