Política

Chefe de Estado recebe líder do Parlamento cubano

César Esteves, e Pedro Ivo

Jornalistas

O Chefe de Estado recebeu, quarta-feira, em audiência, o presidente da Assembleia Nacional Popular de Cuba, Esteban Lazo Hernández, com quem abordou assuntos relacionados com o reforço das relações bilaterais.

29/02/2024  Última atualização 07H34
João Lourenço e Esteban Hernández abordam a cooperação © Fotografia por: Contreiras Pipa| Edições Novembro
À saída do encontro, o sub-director-geral dos Assuntos Bilaterais do Ministério das Relações Exteriores de Cuba, Angel Villa, considerou a audiência frutífera, referindo que ambos os países têm vindo a analisar, nos últimos tempos, a possibilidade do reforço das relações nos domínios das tecnologias e saúde.

"Para isso, ambas as partes estão em conversas para estabelecer os princípios e as bases para a concretização deste desiderato”, frisou.

Angola e Cuba possuem uma relação histórica que remonta há vários anos. No próximo ano, os dois países vão completar 50 anos de relações diplomáticas e, para assinalar a data, Angel Villa adiantou que os países decidiram celebrar, em 2025, as cinco décadas de relações.

Cooperação  entre MPLA e PCC

A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, recebeu, ontem, na sede do partido, o presidente da Assembleia Nacional Popular e membro do Bureau Político do Partido Comunista de Cuba (PCC), Esteban Lazo Hernández, com quem abordou as relações de amizade entre os dois partidos políticos.

De acordo com o embaixador de Cuba em Angola, Oscar González, que falava aos jornalistas à saída do encontro, Esteban Lazo Hernández manifestou satisfação em poder continuar a aprofundar as relações de amizade entre o PCC e o MPLA.

O líder do Parlamento cubano, que efectua uma visita ao país a convite da homóloga Carolina Cerqueira, segundo ainda Oscar González, agradeceu a permanente solidariedade do MPLA para com o povo de Cuba. De acordo com o diplomata, na ocasião, Esteban Lazo Hernández defendeu o contínuo trabalho para o fortalecimento e reforço das relações, ao mesmo tempo que formulou um convite à vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, para visitar Cuba.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política