Mundo

Chefe do ACNUR visita Moçambique após últimos ataques

JA Online

O alto comissário da ONU para Refugiados, Fillipo Grandi, realiza, esta quinta-feira, uma visita a Cabo Delgado, em Moçambique, onde as autoridades confirmaram o desaparecimento de 72 crianças na sequência dos ataques de grupos armados, no extremo norte do país.

07/03/2024  Última atualização 16H00
© Fotografia por: DR

De acordo com o site da ONU,  a visita do alto comissário das Nações Unidas para os Refugidos é acompanhada pelo conselheiro especial para Soluções para Deslocados Internos, Robert Piper. 

A presença dos dois altos funcionários da ONU na zona afectada pelos ataques faz parte de uma missão conjunta em apoio aos esforços do Governo moçambicano para a "busca de soluções duradouras para o deslocamento interno", refere o  site.

Pelo menos 112.894 pessoas abandonaram as casas, após os ataques esporádicos ocorridos entre  22 de Dezembro e 3 de Março. O medo nas populações foi a outra causa do deslocamento de 100 mil pessoas somente em Janeiro.

Actualmente, cerca de 709,5 mil moçambicanos vivem como deslocados devido à violência no norte do país, sendo 51% deles crianças menores de 18 anos. 

Dos cerca de 90 estabelecimentos de ensino que encerraram por conta dos combates, pelo menos 15% terão sido danificados ou destruídos durante as ofensivas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo