Sociedade

Chevron contrata 36 jovens após conclusão de estágios

Arsénia Manuel | Cabinda

Jornalista

Trinta e seis cidadãos angolanos passam a pertencer aos quadros da Companhia Petrolífera Chevron, depois de terem terminado um estágio profissional, no Campo Petrolífero do Malongo, que teve a duração de nove meses.

12/02/2024  Última atualização 09H01
Um dos 36 finalistas da formação exibe o certificado de participação, ao lado do director-geral na África Austral, Bill Lacobie © Fotografia por: Antónia Soares | Edições Novembro

Os novos funcionários da Chevron são técnicos superiores formados em vários países em especialidades ligadas à indústria de petróleo e gás, como Produção, Electricidade, Mecânica, Sistemas de Controlo de Operações, Saúde, Segurança e Meio Ambiente.

Aos novos funcionários da Chevron foram entregues certificados profissionais que atestam a sua participação no estágio, ministrado pelo Centro de Formação Mwanza, adstrito àquela multinacional, desde 1983, para preparar a força de trabalho de operações e manutenção no sector de Petróleo e Gás e garantir que os trabalhadores das referidas áreas tenham conhecimentos e habilidades necessárias.

Na ocasião, o director geral da Unidade de Negócios Estratégicos na África Austral da Chevron, Bill Lacobie, disse sentir-se entusiasmado em ver 36 cidadãos angolanos a terminar com êxito o seu estágio, acrescentando que a conquista " é um exemplo da nossa estratégia para desenvolver o talento a fim de responder aos desafios actuais e futuros do país”, sublinhou.

Durante o período de estágio, os novos técnicos da Chevron aprimoraram conhecimentos nos domínios de Segurança e Protecção no Local de Trabalho, Liderança, Inglês e Formação Profissional para Operar em Equipamentos e Tecnologia Específica do Sector de Petróleo e Gás.

A secretária provincial do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Isabel Vicente, solicitou à Chevron no sentido de intensificar a componente estágio e formação aos candidatos que se inscrevem naquela companhia, tendo reiterado o apelo à multinacional para reforçar, também, o protoloco existente com as escolas politécnicas sediadas na província, para absorver alunos com excelente talento, visto que, argumentou, "as empresas recusam receber candidatos à procura do primeiro emprego, por falta de experiência de trabalho”.

A responsável do MAPTSS na província mais a Norte do país (Cabinda), considerou o Centro de Formação Mwanza da Chevron um local de treinamento com a finalidade de dar formação teórica e prática aos candidatos que se inscrevem na Chevron à procura de emprego.

"O Governo da Província de Cabinda agradece à Direcção da Chevron pela formação ministrada e pela oportunidade de estágio e de emprego aos nossos jovens”, notou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade