Política

China assinala a abertura da 14ª Sessão Parlamentar

Armindo Pereira | Pequim

Jornalista

A cerimónia de abertura da 14ª Assembleia Popular Nacional (APN) acontece hoje, às 8h00 (tempo de Angola), na sede do Congresso do Povo, em Pequim, um momento que assinala, igualmente, a realização da 2ª sessão do 14º Comité Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC).

04/03/2024  Última atualização 09H10
Vários jornalistas prestigiaram a conferência de lançamento © Fotografia por: Armindo Pereira | Edições Novembro
Trata-se da principal reunião plenária do "gigante” asiático, órgão legislativo e principal entidade consultiva política da China, cujo final está para o dia 11 deste mês, em que serão feitas várias recomendações políticas.

Ontem, o CCPPC realizou uma conferência de imprensa, seguida por vários órgãos de comunicação social local e estrangeiros, incluindo Angola, presidida pelo porta-voz do evento, Liu Jieyi.

Sobre o ano passado, altura em que assumiu a função, Liu Jieyi disse que o 14º Comité Nacional da CCPPC teve um "bom começo”, destacando a liderança de Xi Jinping no Partido Comunista da China (PCC), dos trabalhos da CCPPC.

A capacidade política e o desempenho dos membros da organização, segundo Liu Jieyi, foram melhorados, através da formação e leitura política regular, bem como de estudos teóricos e de investigação.

O 14º Comité Nacional do CCPPC, disse, concentrou-se em fazer sugestões sobre o caminho da segunda maior economia do mundo para a modernização, numa vasta gama de domínios, incluindo a revitalização rural da China, desenvolvimento de empresas privadas, construção da civilização ecológica do país, reforço da influência da civilização e a melhoria dos sistemas políticos, para aumentar as taxas de natalidade.

Para o presente ano, o governante revelou que o Comité Nacional da CCPPC vai manter o foco nos objectivos e tarefas de modernização do país, promover encontros, de onde sairão recomendações, de acordo com as principais necessidades estratégicas do Comité Central do PCC.

De acordo, ainda, com o político, a CCPPC pretende enriquecer a forma de consulta para melhorar a qualidade, aproveitar plenamente os pontos fortes da supervisão consultiva em todo o trabalho do órgão consultivo político.

"Desde a primeira sessão do 14º Comité Nacional da CCPPC foram realizadas 94 actividades de consulta, com um total de 5.087 participantes. Estas puderam reflectir, plenamente, as suas opiniões e sugestões”, disse.

A sede do Congresso do Povo está localizado no Oeste da Praça Tiananmen da grande cidade de Pequim.

Integram a CCPPC políticos experientes, celebridades, especialistas, cientistas de diversas áreas,e não só,  assim como representantes de vários grupos sociais.

  DIÁLOGO GLOBAL
Diplomacia chinesa reúne jornalistas de todo mundo

Cerca de 100 jornalistas de 84 países, incluindo Angola, participam do programa do Centro Internacional de Comunicação de Imprensa da China (CIPCC), no primeiro semestre de 2024, em parceria com a Associação de Diplomacia Pública do país asiático (CPDA).

Os representantes de órgãos públicos e privados, provenientes de quatro continentes, vão ter a oportunidade de obter uma visão global sobre o "gigante” asiático, mediante um programa de intercâmbio de experiências entre os profissionais da comunicação social, com imersão cultural.

O programa com os jornalistas teve início, na última sexta-feira, com a apresentação oficial das actividades a serem desenvolvidas durante os quatro meses de permanência na China.

Na sua intervenção, o director do CIPCC, Yu Lei, respondeu às questões levantadas pelos jornalistas participantes do ciclo de formação, tendo esclarecido algumas dúvidas.

O programa de intercâmbio, de acordo com a organização, vai permitir aos visitantes dos órgãos de comunicação social internacional obterem uma experiência única no local, que incluiu grandes eventos, com destaque para a sessão plenária anual do principal órgão legislativo do país.

Durante a estadia dos jornalistas estrangeiros na China, o CIPCC vai promover palestras sobre o desenvolvimento sócio-económico, diplomacia, ciência e tecnologia, cultura e outras áreas da China.

Está prevista, igualmente, a formação em jornalismo e estágio nos meios de comunicação chineses. Serão realizados, também, simpósios com departamentos governamentais, empresas, grupos de reflexão e meios de comunicação e visitas a províncias seleccionadas.

As representações diplomáticas prestaram todo o auxílio aos profissionais seleccionados.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política