Mundo

China “não vende armas letais” à Rússia

O ministro chinês dos Negócios Estrangeiros Wang Yi, assegurou, ao homólogo ucraniano, que a China “não vende armas letais” à Rússia, noticiou, neste domingo, a agência francesa de notícias (AFP), que cita um comunicado da diplomacia chinesa.

19/02/2024  Última atualização 11H40
Wang Yi, ministro chinês dos Negócios Estrangeiros © Fotografia por: DR

No sábado, num encontro em Munique, na Alemanha, à margem da Conferência de Segurança, Wang Yi, ministro chinês dos Negócios Estrangeiros, garantiu a Dmytro Kuleba que Pequim "continua a insistir nas conversações de paz e não está a deitar achas para a fogueira.”

Apesar da invasão da Ucrânia pela Rússia, a China é, actualmente, um dos parceiros comerciais e diplomáticos mais importantes de Moscovo, com os dois países a partilharem a ambição comum de contrabalançar a influência ocidental na cena internacional.

O gigante asiático tem mesmo sido acusado, nomeadamente pelos Estados Unidos, de fornecer material, equipamento e armas à Federação Russa mas refutou sempre aquelas acusações.

Segundo aquele comunicado, Pequim "não tira partido da guerra na Ucrânia para obter lucros e não vende armas letais a zonas de conflito ou às partes em conflito.”

A China tem sido criticada pelo Ocidente relativamente à guerra na Ucrânia, uma vez que nunca condenou publicamente a Rússia e, segundo aponta a AFP, Pequim está a tentar posicionar-se como uma parte neutra na guerra.

"Independentemente do que aconteça na situação internacional, a China espera que as relações entre a China e a Ucrânia se desenvolvam normalmente e continuem a beneficiar ambos os povos”, afirmou Wang Yi ao homólogo ucraniano.

Segundo Wang Yi, Pequim "continuará a desempenhar um papel construtivo para pôr termo à guerra e restabelecer a paz o mais rapidamente possível”, acrescentando que, "mesmo que haja apenas uma réstia de esperança de paz, a China não abandonará os seus esforços”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo