Mundo

China nega espionagem ao Exército neerlandês

A China condenou, ontem, as acusações "sem fundamento" de pirataria informática feitas pelos Países Baixos, na sequência da descoberta de um programa de espionagem que visava o Exército neerlandês.

08/02/2024  Última atualização 12H50
© Fotografia por: DR

Os serviços secretos dos Países Baixos comunicaram na terça-feira a descoberta de um 'software' de espionagem numa rede informática utilizada pelo exército, segundo a imprensa ocidental.

Os Países Baixos acusaram uma entidade governamental chinesa de estar por trás da pirataria informática. Pequim denunciou as "acusações sem fundamento". O Governo chinês "sempre se opôs firmemente a todas as formas de ciberataque e combateu-as de acordo com a lei", afirmou a Embaixada chinesa nos Países Baixos, em comunicado.

"Não permitimos que nenhum país ou indivíduo utilize infra-estruturas chinesas para realizar tais actividades ilegais", insistiu a Embaixada, que criticou a "especulação maliciosa" das autoridades holandesas.

Os serviços secretos holandeses afirmaram que o 'spyware' (programa espião) atribuído à China explorou uma vulnerabilidade conhecida nos sistemas fornecidos pela empresa de cibersegurança Fortinet.

Estas afirmações surgem depois de os Estados Unidos terem anunciado, na semana passada, que tinham neutralizado uma rede de piratas informáticos que actuavam em nome da China, segundo Washington.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo