Mundo

China pede aos EUA para levantarem “sanções ilegais”

As autoridades chinesas pediram, ontem, aos Estados Unidos que levantassem o que definem como “sanções ilegais” impostas contra Pequim e “acabassem com o assédio” a que dizem estar sujeitos os cidadãos chineses que viajam para o território norte-americano.

18/02/2024  Última atualização 10H00
Ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi © Fotografia por: DR
De acordo com a Lusa, o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, pediu ao Governo dos EUA que retirassem as medidas unilaterais que afectam os cidadãos chineses e as suas empresas.

Pequim pede ainda ao Governo do Presidente Joe Biden que "interrompa o assédio e os interrogatórios desnecessários” aos estudantes chineses que chegam a território norte-americano.

O apelo surge após uma reunião de Wang com o homólogo norte-americano, Antony Blinken, no âmbito da Conferência de Segurança de Munique, que ambos descreveram como "construtiva”.

No final de Janeiro, a China já tinha denunciado o "assédio” e a "deportação” de vários estudantes chineses quando se deslocam para os Estados Unidos, tendo mesmo enviado uma queixa formal a Washington.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo