Sociedade

Choros de emoção marcam a despedida dos bolseiros da Sonangol no aeroporto

André Sibi

Jornalista

Um total de 40 jovens de ambos os sexos partiram, esta semana, para a República da França, onde vão frequentar uma formação superior no ramo da Engenharia Electromecânica e Informática Industrial, suportada, por uma bolsa da empresa petrolífera Sonangol.

03/03/2024  Última atualização 09H50
© Fotografia por: André Sibi | Edições Novembro

Em declarações ao Jornal de Angola, Marta António, mãe de Joel Fonseca, de 21 anos de idade, disse que o filho é o mais novo de casa e ao partir para se formar, por um lado, deixa a família muito alegre, e por outro, as saudades enchem-lhe o coração de mãe ao ponto de soltar lágrimas.

Marta António explicou que o menino é o segundo filho de um total de oito e é"muito prestativo e com um aproveitamento acima da média”.

Entre os conselhos, a família fez questão de transmitir a Joel Fonseca lições de responsabilidade e  respeito aos colegas, professores e amigos "para ser bem-sucedido”.

Analdina Justiniano, que veio da província de Benguela, disse que a oportunidade resulta de um concurso público promovido pela Sonangol, que aprovou oito mil candidatos na primeira fase.Destes apenas 175 foram apurados para a segunda fase e 40 na última eliminatóriados testes de aptidão em matemática, física e química.Analdina Justiniano explicou que foram duas provas escritas e uma oral, todas feitas na Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP) até o apuramento final.

Para trás fica o bairro São João no Lobito, a zona ondeAnaldina Justiniano nasceu e lembra que "sempre que chove não se circula, porque as águas paradas e o lodo tomam conta das principais vias de acesso ao bairro”.

Para afrente está o desafio de caminhar em busca dos sonhos numa instituição de formação superior francesa, onde espera aprender o francês durante o primeiro ano e nos anos seguintes especializar-se em Engenharia Electromecânica e Informática Industrial.

Osvaldo Fernando explicou à nossa equipa de reportagem que a bolsa abriu-lhe uma grande oportunidade para realizar o sonho de conhecer a França e frequentar o ensino superior em Engenharia Electromecânica e Informática Industrial

Osvaldo Fernando vê na oportunidade de estudar na França um desafio e promete dar o seu melhor para superar os obstáculos que certamente vai encontrar.Para conter as emoções em termos de alimentação durante os primeiros dias na França, levou na bagagem iguarias angolanas, com destaque para fuba de bombó, chicuanga, carne seca, muamba, fúmbua e usse.

Jesus Justo, 18 anos, explicou que o grupo vai frequentar a formação superior no Instituto Universitário Tecnológico de França (IUT). O primeiro ano, segundo corroborou, será dedicado ao aprendizado intensivo da língua francesa.Para trás ficam os momentos partilhados com amigos e colegas nas várias etapas de formação no Liceu "EFEL” de Ondjiva, Cunene, de onde carrega lembranças dos professores Benedito Tula, Adilson Firmino e da professora Maria Watalica.Entre as colegas lembra-se da Rosa Kamembel, Edmiro Edeltrudes e Alfredo Barros.

Edna Alexandre Coutinho agradeceu pela oportunidade que a Sonangol lhes proporcionou e acredita que, tão logo regressem para o país, vão dar um grande contributo nos diferente sectores da economia nacional.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade