Mundo

CICV apela ao respeito pelos Direitos Humanos

A Cruz Vermelha apelou, ontem, às autoridades de Telavive ao respeito do "princípio fundamental de Humanidade”, perante a possibilidade de Israel lançar a ofensiva a Rafah, cidade a sul da Faixa de Gaza na fronteira com o Egipto.

16/02/2024  Última atualização 16H15
© Fotografia por: DR

"A anunciada ofensiva militar israelita contra Rafah, no sul da Faixa de Gaza, pode ter um impacto desastroso”, preveniu CICV, adiantando que as hostilidades crescentes na cidade, onde estão mais de 1,4 milhões de palestinianos sem sítio para onde ir, representa "um risco desastros para as vidas civis”.

Israel e o Hamas na Faixa de Gaza estão em guerra  há quatro meses e meio e a ameaça de uma operação terrestre em Rafah suscita uma inquietação mundial, pelo risco elevado de perdas civis massivas.

"Renovamos o nosso apelo às partes em conflito, e a todos os que têm influência sobre elas, para que poupem e protejam as vidas civis e as infra-estruturas”, afirmou o director do CICV para o Médio Oriente, Fabrizio Carboni, em comunicado.

Notando que "uma nova fase do conflito está em vias de se desenvolver”, o CICV insistiu no facto de que "mesmo em plena carnificina e com uma polarização extrema, o princípio fundamental de Humanidade deve ser respeitado”.

O ministro britânico dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido comparou a situação com "a fraqueza mostrada contra Hitler na década de 1930” que "acabou por voltar, custando-nos muito mais vidas para impedir a sua agressão”, disse.

David Cameron, em declarações publicadas no jornal norte-americano The Hill, recorreu ao Congresso dos Estados Unidos para aprovar o envio do novo pacote de apoio militar para a Ucrânia, argumentando que a "história conjunta" do Reino Unido e dos EUA "mostra a loucura de ceder aos tiranos na Europa que acreditam em redesenhar as fronteiras pela força”.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo