Sociedade

Cidadãos beneficiam de consultas gratuitas

Trezentos cidadãos, entre crianças, jovens e adultos, beneficiam gratuitamente de exames médicos de oftalmologia, numa feira de saúde que terminou sexta-feira, na cidade de Menongue, Cuando Cubango, uma iniciativa da Óptica Kuliandjika.

06/04/2024  Última atualização 12H59
Muitos munícipes realizaram exames na feira da Saúde © Fotografia por: Queirós Paulino | Edições Novembro | Menongue
O director clínico da óptica Kuliandjika disse que a feira é parte da iniciativa "Olhar para Angola”, realizada em parceria com o Gabinete Provincial da Saúde do Cuando Cubango, com o intuito de acudir os cidadãos com problemas visuais.

João Victorino informou que foram mobilizados dois técnicos, entre os quais, um, oftalmologista e outro, optometrista, para atender os pacientes.

Durante as sessões de oftalmologia, explicou os pacientes vão beneficiar de uma promoção dos óculos, que incluem uma armação e lentes com graduação, no valor de 17 mil kwanzas.

Além do Cuando Cubango, referiu, as consultas já aconteceram, também, nas províncias do Cunene, Moxico e Namibe. A nível da região, disse, é a terceira vez que a campanha é promovida.

João Victorino adiantou que a óptica também realiza acções de formação em oftalmologia para os jovens da província. "É preciso preparar melhor os quadros locais, de forma que no futuro a província tenha condições para atender, condignamente, os pacientes locais”.

A óptica, anunciou, pretende instalar, dentro de dias, um outro centro óptico na cidade de Menongue. "A província do Cuando Cubango carece de um centro óptico. Numa primeira fase, vamos formar técnicos para atender os utentes”, destacou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade