Política

Cidade do Cuito acolhe acto central do Dia da Expansão da Luta Armada

Elizandra Major

Jornalista

A cidade do Cuito, província do Bié, acolhe o acto central das celebrações do 63º aniversário da Expansão da Luta Armada de Libertação Nacional, que hoje, se assinala.

15/03/2024  Última atualização 13H45
João Ernesto dos Santos “Liberdade” vai auscultar as preocupações dos antigos guerrilheiros © Fotografia por: Santos Pedro| Edições Novembro
As celebrações decorrem sob o lema "15 de Março de 1961 – Antigo Combatente, símbolo vivo de um passado heróico”.

Em declarações ao Jornal de Angola, o ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos "Liberdade”, afirmou que os antigos combatentes e veteranos da Pátria são o símbolo vivo do passado, sublinhando que "não se pode falar do futuro se não recorrermos ao passado”.

"Temos criado condições para a melhoria da vida dos angolanos, no geral, e, em particular, daqueles que se bateram, com armas na mão, para que Angola fosse o que é hoje”, reconheceu.

João Ernesto dos Santos "Liberdade" informou que o programa da efeméride reserva um encontro alargado com os antigos combatentes residentes na província do Bié, onde serão abordados assuntos ligados à situação actual do país, as perspectivas relacionadas com aquela franja da sociedade, bem como o processo de conclusão do recadastramento e prova de vida.

"No encontro alargado, vamos falar sobre vários aspectos, nomeadamente, os assuntos que eles acham que devem ser reportados para o Ministério e para os outros departamentos ministeriais e avaliar parte das questões que certamente serão apresentadas durante a reunião”, destacou.

O ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria disse que Angola é um país independente, apesar das dificuldades que enfrenta. "Somos independentes, soberanos, donos do nosso destino. A unidade não se faz com palavras, mas com a presença de todos aqueles que constituem o mosaico nacional”, destacou, tendo apelado à conservação e união nacional entre as forças vivas do país.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política