Mundo

Cinco migrantes morrem ao largo da costa tunisina

Cinco migrantes que tentavam chegar ilegalmente à Europa morreram e um está gravemente ferido num barco com 54 pessoas a bordo que se encontrava ao largo da costa tunisina, anunciou, sábado, a Guarda Nacional da Tunísia.

18/02/2024  Última atualização 10H25
© Fotografia por: DR

A embarcação improvisada, que transportava 54 imigrantes de diferentes nacionalidades, partiu "da costa de um país vizinho” e foi encontrada pela guarda costeira tunisina ao largo da cidade de Zarzis, no Centro-leste da Tunísia, disse à AFP o porta-voz da Guarda Nacional local, Houcem Eddine Jebabli. Segundo os meios de comunicação tunisinos, o barco partiu da costa da Líbia e as operações de recolha e salvamento dos restantes 48 migrantes estão ainda em curso. A Guarda Nacional informou em comunicado que o barco "sofreu danos causados pela entrada de água”. Pelo menos 224 migrantes chegaram às Ilhas Canárias nas últimas horas, incluindo 40 menores e nove mulheres, em quatro barcos, segundo os serviços de emergência e resgate espanhóis, citados pela Efe. O balanço anterior das autoridades espanholas realizado indicava que 211 migrantes haviam desembarcado nas ilhas espanholas entre a noite de quinta-feira e ontem.

O navio Salvamar Nunki ajudou 67 pessoas que se encontravam numa embarcação que foi avistada de terra, enquanto navegavam perto da costa Norte da Grande Canária, e foram desembarcados na marinha de Las Palmas, nas Ilhas Canárias. Trata-se de um grupo formado por homens subsaarianos, entre os quais 14 menores, segundo disseram os serviços de emergência de Espanha à agência de notícias EFE. Outro barco com 51 pessoas chegou a La Restinga, ao Sul da ilha de El Hierro, incluindo sete menores e duas mulheres.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo