Cultura

Colectânea “Vozes de Malanje” com textos de autores de várias gerações

Mário Cohen

Jornalista

“Vozes de Malanje – Navegando entre a História e Desafios Globais” é o título da antologia que reúne textos poéticos, de ficção, contos e prosas de escritores originários da província de Malanje, a ser apresentado, em Julho do ano em curso.

12/04/2024  Última atualização 11H55
Lopito Feijóo é um dos escritores com textos na colectânea © Fotografia por: DR

A colectânea conta com a participação de 50 autores entre os residentes no país, Portugal e Brasil. Neste momento, já foram seleccionados 30 autores. Entre os escritores, destacam-se Lopito Feijóo, Conceição Cristóvão, Cristóvão Neto, Carmo Neto, N’gola Nobre e o músico e compositor Mito Gaspar, que vai transformar as canções em contos populares.

O coordenador da antologia, Kibuku Kianinje, explicou ao Jornal de Angola, que a colectânea, vai chegar ao mercado com a chancela da editora Musseleji.  O lançamento da obra, explica, vai ser em Malanje. Está prevista, igualmente, a apresentação do livro em Luanda.

De acordo com o mentor do projecto, "Vozes de Malanje: Navegando entre a História e os Desafios Globais” a materialização da antologia só é possível com o envolvimento e colaboração de todos os nativos de Malanje. "O livro é uma  homenagem à rica tradição literária angolana, sobretudo mostrar o contributo que os escritores de Malanje deram para o crescimento da literatura angolana”.

A obra, avança, é uma grande ferramenta para enriquecer a literatura angolana, no geral, e em particular, da região de Malanje. "Queremos incentivar os interessados a não esperarem até ao último momento para se juntarem ao projecto literário”.

A mensagem, adiantou, é de encorajamento e convite aos demais autores oriundos da terra da Palanca Negra Gigante”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura