Cultura

Colectivo de artes Tchissola exibe “Casados e Cansados”

Estácio Camassete | Huambo

Jornalista

O Colectivo de Artes Tchissola exibe, sexta-feira e sábado, às 18h00, a peça teatral “Casados e Cansados”, uma cena que serve para reflectir sobre os problemas que muitos casais enfrentam nos seus relacionamentos, que se vai realizar na Biblioteca Provincial do Huambo.

27/02/2024  Última atualização 08H20
Sacalei Freitas, director artístico do grupo de teatro Tchissola © Fotografia por: DR

 O director artístico do grupo teatral Tchissola, Sacalei Freitas, revelou que a peça, enquadrada para saudar a jornada da mulher angolana naquela província, foi escrita por Tony Frampênio, actual presidente da Associação Nacional de Teatro, e revela a realidade de muitas famílias que precisam de ser assistidas por outras pessoas experientes, no sentido de manter a boa harmonia social.

Esta obra de Tony Frampênio está a ser interpretada por diferentes grupos, com autorização do autor, sendo hoje um sucesso em vários palcos do país.

Apesar da peça retratar a vida de um casal, o actor reconhece que se enquadra em todos os contextos da vida social, trazendo argumentos sobre como lidar com a educação dos filhos e demais parentes. 

O responsável do grupo disse que a apresentação desta peça marca o regresso do Colectivo de Artes Tchissola, fundado em 2008, que ficou mais de cinco anos fora dos palcos de forma convencional, por vários motivos, e que agora rejuvenesceu a equipa de trabalho e vai reforçar as artes cénicas na província.

A sinopse da peça retrata um casal muito apaixonado, que atravessa grandes provações, onde a paixão se torna em ódio, dificuldades na vida, confusões por ciúmes, más companhias, bebedeiras e humilhações no lar, mas o amor acaba por vencer.

Sacalei Freitas revelou que a peça mostra, igualmente, que existem problemas conjugais que por vezes surgem para fortalecer o relacionamento.  "É uma peça que em todos os chefes de família se conseguem rever. O momento teatral serve também de reflexão dos homens para valorizar mais a figura da mulher, uma vez que merece ser tratada com muita atenção, carinho e respeito”, recomendou.

O grupo Tchissola foi fundado em 2008, no seio dos estudantes da Faculdade de Economia do Huambo, através de um programa denominado "Jango cultural”, que visava a promoção da cultura local, especialmente através do teatro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura