Mundo

Colômbia: Governo e grupo ELN prolongam cessar-fogo

O Governo colombiano e a guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN) acordaram, nesta terça-feira, em Havana prolongar por mais seis meses o cessar-fogo em vigor desde Agosto.

07/02/2024  Última atualização 11H05
© Fotografia por: DR

"Acordámos em prolongar o cessar-fogo bilateral, nacional e temporário por 180 dias a partir de ontem", refere um documento divulgado pelas duas partes, no qual o ELN, último grupo rebelde da Colômbia, se compromete, também, a suspender os sequestros.

Para contribuir para o desenvolvimento deste acordo, o ELN decidiu suspender "unilateral e temporariamente" os sequestros económicos, um compromisso que será observado pelo Mecanismo de Monitorização e Verificação (MMV). O chefe da Missão de Verificação da ONU na Colômbia, Carlos Ruiz Massieu, felicitou o prolongamento do cessar-fogo e saudou a decisão do ELN de suspender os sequestros económicos.

"Demonstra a maturidade do processo e o empenho das partes na construção da paz", observou. O rapto pelo grupo rebelde, no final de Outubro, do pai do futebolista colombiano Luis Diaz, libertado 12 dias depois, pôs em causa o processo de paz iniciado no final de 2022.

Em Dezembro passado, durante a anterior ronda de negociações no México, o ELN comprometeu-se a suspender os raptos "como parte da extensão do cessar-fogo" na Colômbia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo