Política

Comandante defende reforço da colaboração institucional

Pedro Vicente | Cabinda

Jornalista

O comandante da Região Militar Cabinda, tenente-general Tukikebi Tussen dos Santos, defendeu o reforço da cooperação e intercâmbio institucional com o Governo Provincial e todos os órgãos de Defesa, Segurança e Ordem Interna nas actividades atinentes à manutenção da paz, estabilidade política e militar em toda a extensão da província.

26/02/2024  Última atualização 09H10
© Fotografia por: DR

O tenente-general, que discursava no acto de encerramento da 20ª Reunião de Balanço Anual da Região Militar Cabinda, realizada sábado, anunciou, naquela cidade, que o Comando das FAA está a preparar as condições para se dar início às actividades de instrução, preparação operativa, combativa e educativo-patriótica, para o ano de 2024 a 2025.

As actividades vão acontecer a partir do próximo dia 4 de Março, no Quartel da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, na localidade do Ntó, a Sul da cidade de Cabinda, e uma das principais apostas prende-se com a formação de sargentos e oficiais.

Na ocasião, Tussen dos Santos chamou a atenção aos militares em relação ao uso irracional das redes sociais, sobretudo aqueles que exibem imagens uniformizados, expondo, de qualquer modo, os sigilos militares, o que considerou atitudes reprováveis e puníveis nos termos da Lei castrense.

O contrabando de ouro, madeira, bem como o tráfico de combustíveis, por lesar a economia nacional, constam, dentre outros elementos, como alvo da acção combativa dos militares no ano que decorre.

Para o sucesso desta e outras tarefas, disse Tukikebi Tussen dos Santos, são chamados os órgãos de educação patriótica para o reforço do trabalho com a envolvência da Justiça Militar, serviços de Saúde, Auditoria e Disciplina, com à realização de palestras, resenhas informativas e outras técnicas que visam a mobilização e sensibilização das tropas.

Outro aspecto a ter em conta, segundo o comandante, tem que ver com a prontidão do território sob jurisdição do Comando da Região Militar Cabinda, devendo, para um melhor asseguramento, continuar a adestrar o Batalhão de Caçadores na modalidade de operação de montanhas e transposição de cursos de água.

A realização do 2º curso intensivo de capacitação de acções contraguerrilha e operações na selva para os oficiais dos órgãos de Defesa e Segurança e comandantes das pequenas unidades consta, de igual modo, da agenda operativa para este ano.

O tenente-general Tukikebi Tussen dos Santos informou que o Comando da Frente Militar Cabinda, em colaboração com os órgãos de Defesa e Segurança Interna, desenvolveu, em 2023, um conjunto de actividades operacionais, o que tem estado a permitir uma situação política/militar calma e um normal funcionamento das instituições públicas e privadas, bem como a circulação de pessoas e bens em toda a extensão do território.

O comandante apelou à continuação da promoção de actividades culturais, recreativas e desportivas nas unidades e subunidades da Região Militar, dada a importância das mesmas na restauração física, moral, psicológica e combativa das tropas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política