Sociedade

Combate à malária: Equipas médicas em estado de alerta

Madalena Quissanga

Jornalista

O Centro de Saúde da Samba tem apostado na prevenção e no combate à malária, reforçando a medicina preventiva, palestras de esclarecimento sobre os cuidados a ter para evitar a doença e distribuição de matérias de protecção, informou, ontem, a directora clínica.

19/03/2024  Última atualização 09H50
© Fotografia por: DR

Rosa Manuel explicou que a direcção clínica do centro procura manter sempre informados os cidadãos que procuram pelos serviços de saúde e os pacientes, que têm beneficiado de mosquiteiros tratados com insecticida. A unidade sanitária, disse, registou, na semana passada, 337 casos de malária, 235 de febre, 104 de doenças respiratórias agudas, 48 de diarreia aguda e 29 de hipertensão arterial.

A médica deu a conhecer que nas consultas externas foram assistidos 186 pacientes com malnutrição, 162 em Estomatologia, 102 em Tisiologia, 88 em Oftalmologia e 26 em Psicologia, além das 300 mulheres que deram entrada na sala de parto e 64 deram à luz.

Neves Bendinha

O Banco de Urgência de Queimados do Hospital Geral Especializado Neves Bendinha socorreu 40 pacientes com diferentes tipos de queimaduras, dos quais 21 crianças, tendo sido internados quatro, informou, ontem, a directora clínica.

Antonieta Guilherme explicou que as queimaduras foram causadas, fundamentalmente, por acidentes domésticos, acidente de viação, líquidos ferventes, objectos quentes, electricidade, gás butano, óleo quente e por gasolina.

Quanto ao banco de traumas, a médica esclareceu que deram entrada 77 pacientes, dos quais 40 crianças. Os traumas foram causados por acidentes domésticos, armas de fogo, agressões físicas, quedas e acidentes de trabalho.

No Banco de Medicina foram atendidos 387 pacientes, dos quais 130 crianças, tendo-se registado 147 casos de malária, 21 de hipertensão, 15 de gripe, cinco de doenças diarreicas agudas e três de doenças respiratórias agudas.

Talatona

O Hospital Municipal de Talatona prestou auxílio médico, no seu banco de urgência, a 781 cidadãos, tendo sido registados 236 casos de malária, 54 de doenças respiratórias agudas e 21 de diarreia aguda.

Em clínica geral foram assistidos 328 pacientes, 308 em Pediatria, 98 em Gineobstetrícia, com o registo de 30 partos, 50 em Traumatologia, causadas por acidentes de viação e agressões físicas. 

Sambizanga

Nos serviços de urgências do Centro de Saúde do Sambizanga foram socorridos 366 pacientes com malária, 100 com desnutrição, 39 com doenças respiratórias agudas e 19 com diarreia aguda, informou a direcção clínica. Augusta Chandicua destacou ainda que, em clínica geral, foram socorridos 163 pacientes, 175 em Pediatria e 150 em Tisiologia.

Zango

O Hospital Municipal Zango 2 atendeu 1.891 pacientes, nas últimas 72 horas, dos quais 1.275 foram encaminhados para o banco de urgência, informou, ontem, o director clínico. Sebastião Senga deu a conhecer que foram registados 718 casos de malária, 38 de doenças diarreicas agudas, 37 de gripe, 15 de hipertensão e nove de doenças respiratórias agudas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade