Política

“Comissão Preparatória do Congresso do PRS é ilegal”

Joaquim Cabanje

Jornalista

Sapalo António, candidato chumbado às eleições de 2, 3 e 4 de Abril próximo, pela Comissão Preparatória do V Congresso Ordinário do Partido de Renovação Social (PRS), considerou ilegal o seu afastamento, por violação dos Estatutos do partido, pelo presidente da formação política, Benedito Daniel.

22/02/2024  Última atualização 09H27
Militante contesta afastamento © Fotografia por: DR
O político falava, ontem, em Luanda, em conferência de imprensa, na Casa da Juventude, em Viana, em reacção ao seu afastamento de concorrer à liderança do partido durante o  V Congresso Ordinário do PRS, agendado para os dias 2,3 e 4 de Abril.

De acordo com Sapalo António, o V Congresso deverá ser realizado democraticamente e com múltiplas candidaturas, sob a organização de uma Comissão Preparatória composta por pessoas idóneas, de modo a garantir a imparcialidade e lisura do processo.

O co-fundador do PRS assegurou que "não é competência do senhor Benedito, nem do executivo que ele dirige criar a Comissão Preparatória do V Congresso, uma vez que ele é presidente cessante, de acordo com os estatutos do partido”.

"Benedito Daniel é um presidente em gestão ou demissionário. Não é um presidente em funções. Ele nunca respeitou os estatutos, e desrespeita os membros do Comité Nacional. Ele convoca o Congresso com os pontos não aprovados pelo Comité Nacional. E cria internamente um grupo para elaborar a directiva”, elucidou.

Para ele, o motivo de usurpar essas competências prende-se com a sua pessoa, de maneira a inviabilizar a sua participação no conclave.

No seu entendimento, "há um grupo de sete a oito pessoas chefiado pelo senhor Benedito” que está a defender a candidatura única, cuja intenção é transformar o PRS numa organização não democrática. "Este grupo foi buscar o secretário provincial do PRS a Cabinda, Ndonji Vieira, que é o actual coordenador da Comissão Preparatória Nacional do Congresso. Essa atitude é incompatível com os estatutos do partido”, justificou.

Sapalo António disse que a Comissão Preparatória do Congresso tomou essa decisão à margem dos estatutos e da lei, porque o único órgão capaz de convocar o Congresso é o Comité Nacional.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política