Sociedade

Comissário Mohammed Belhocine valoriza nível de organização de Angola

O comissário para a Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação da União Africana, Mohammed Belhocine, realçou, terça-feira, em Luanda, a importância que representa para o continente a realização desta edição da "NewSpace Africa Conference" pela primeira vez na África Subsaariana e em Angola, particularmente.

03/04/2024  Última atualização 12H41
Convidado especial realça primeira edição no Sul de África © Fotografia por: Paulo Mulaza| Edições Novembro
Para Moammed Belhocine, o encontro propõe-se a abordar sobre questões bastante gerais ao invés de técnicas.

A III edição da NewSpace Africa (Conferência Espacial de África 2024), em que se prevê a participação de "stands" das maiores agências espaciais do mundo, decorre de 2 a 5 de Abril.

O evento analisa como a tecnologia poderá ser usada para resolver a situação com que África se debate, quanto à pobreza, no sentido do potencial transformador da tecnologia espacial em questões ligadas à Agricultura, Saúde e Segurança.

O maior evento espacial do continente, organizado pela Space in África, em parceria com a União Africana e o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), reúne decisores, representantes de Governos, líderes de academias e da indústria espacial africana num ambiente que vai procurar analisar o papel do espaço na redução do fosso da pobreza.

Visão do GGPEN

A implementação da Estratégia Espacial Nacional 2016-2025 está a alcançar resultados concretos, e a contribuir para a melhoria de vida dos angolanos, afirmou, ontem, o director-geral do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), Zolana João.

Ao intervir na III edição da New Space Africa (Conferência Espacial de África 2024),  sublinhou que os resultados da estratégia deverão ser apresentados, do ponto de vista concreto, ao longo do evento.

Em relação ao evento, explicou ser um projecto que surgiu, há dois anos, em Washington (EUA), na altura do encontro entre Estados Unidos e África, em que o ministro Mário Oliveira lançou um desafio que é colocar Angola no mapa mundial, reconhecido como uma potência do sector espacial, começando pela África Austral, a seguir o continente africano e depois ao nível do topo.

 O evento conta com stands da NASA (Agência Espacial dos EUA), da Agência Espacial Europeia (ESA), da SANSA (África do Sul) e da KSA (Quénia). O certame reúne também representantes de 54 países, com destaque para os emissários da NASA, agência espacial europeia, da Rússia e da China.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade