Sociedade

Como as famílias estão a aproveitar o fim-de-semana prolongado

Arão Martins / Benguela

Jornalista

Os fins-de-semana prolongados são aproveitados por muitos cidadãos para passeios em diferentes pontos do país. Em alguns casos, são oportunidades para se visitar familiares, enquanto em outros se busca conhecer os encantos que a província escolhida oferece, despertando interesse em explorá-los.

01/04/2024  Última atualização 07H04
A busca por praias e paisagens encantadoras é um dos motivos que levou muitos turistas escolher Benguela como destino © Fotografia por: Arão Martins | Edições Novembro – Benguela

Neste feriado religioso, que teve início com a Sexta-feira Santa, e culminou com a Páscoa, a cidade de Benguela, no litoral, conhecida pelas praias actrativas e encantadoras, foi o destino escolhido, por visitantes de diversas regiões e países, como Luanda, Huíla, Cuanza-Sul, Bié, Namibe, Malanje, Cabinda, Cunene e até outros pontos do mundo para passeio.

Numa viagem de carro, percorrendo pouco mais de 600 quilómetros de estrada, Joana Paulo, funcionária pública residente em Luanda, chegou a Benguela. Para ela, as visitas a Benguela são frequentes, especialmente durante festivais e no período da Páscoa. Joana considera a viagem de Luanda a Benguela "curta", devido à proximidade, afirmando que, quando se faz algo pela família, não tem preço.

A busca por belas praias e paisagens encantadoras, principalmente por amantes da natureza, são os principais motivos para vários turistas escolherem Benguela como destino neste período.

 
Praias do Lobito

No Lobito, por exemplo, houve uma grande procura pelo itinerário turístico que destaca a cidade à beira-mar.

A praia conhecida por "Egipto Praia" foi um destino turístico para muitas pessoas que desejavam conhecer o local, como Nádia Conceição, que aproveitou o fim-de-semana para visitar a família no Lobito e explorar a região.

Além das praias, os monumentos e edifícios históricos, como o Museu Nacional de Arqueologia, a Igreja Sé Catedral, o Largo da Peça, o Museu Nacional de Escravatura e a Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, foram locais que despertaram a atenção de muitos turistas, para além dos espaços verdes e a Praia Morena, no centro da cidade das "Acácias Rubras".

Praia Morena

De visita à cidade de Benguela, que por acaso já conhece de outras ocasiões, João Torres elogiou a Praia Morena e ficou encantado com as obras de melhoria e expansão da área, por um lado.

Por outro, Antunes Abel, um passageiro que saía de Benguela para Luanda, expressou o desejo de uma feliz Páscoa a todos e elogiou a contribuição das empresas de transporte rodoviário de passageiros pelo trabalho prestado, pedindo apenas o cumprimento dos horários, pois às vezes os autocarros partem com atraso de duas horas.

Alguns passageiros solicitaram mais atenção em certos locais, especialmente na Estrada Nacional-100, que já apresenta alguns buracos.

O presidente da Associação de Hotelaria e Turismo, Cláudio João "Pepino", destacou a importância das visitas a Benguela, não apenas por proporcionar experiências enriquecedoras, mas também por gerar receitas para o Estado, por meio do transporte rodoviário, aéreo e da hospedagem.

A directora provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto de Benguela, Rosária Tchitali, ressaltou que a localização geográfica e as potencialidades turísticas da região continuam a atrair visitantes, e o Governo está empenhado em garantir que os locais turísticos de referência sejam mantidos e preservados para o futuro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade