Cultura

Concurso Banda Desenhada PALOP aberto até 15 deste mês de Março

O terceiro Concurso de Banda Desenhada PALOP (BDPALOP) está aberto até 15 do mês corrente e visa fomentar, dinamizar e consolidar o interesse na criação e consumo de banda desenhada em Moçambique, Angola e Cabo Verde.

05/03/2024  Última atualização 09H15
© Fotografia por: DR

A informação foi avançada à Inforpress, em comunicado de imprensa, pela organização Futuros Criativos, que indicou que o vencedor irá ganhar uma bolsa de cinco mil euros, receber formações e mentorias, e terá a oportunidade de ver a tua obra publicada em cinco países.

O projecto BDPALOP é apoiado pelo PROCULTURA e irá beneficiar amantes de Banda Desenhada de Moçambique, Angola e Cabo Verde, propondo uma série de actividades de apoio, capacitação e acesso aos mercados internacionais, que irão contribuir para o aumento da empregabilidade e geração de renda nos sectores das indústrias culturais e criativas, tal como para o aumento da literacia entre as camadas mais jovens.

Conforme a mesma fonte, umas das suas iniciativas é a atribuição de uma Bolsa Literária de Criação de Banda Desenhada a 18 bolseiros destes países, apoiando financeiramente, com formações e mentorias a produção de nove obras de banda desenhada anualmente. As candidaturas deverão ser submetidas apenas através do preenchimento do formulário online disponibilizado no website da BDPALOP - https://bdpalop.com/.

A BDPALOP dá oportunidade aos criadores de banda desenhada de desenvolverem as suas obras de forma sustentada, garantindo o acesso aos mercados internacionais.

A visão da iniciativa é transformar a BDPALOP num negócio comercial sustentável e em crescimento, colocando a marca como uma referência internacional na produção de banda desenhada em África, e garantindo que artistas e profissionais do meio tenham acesso a mais oportunidades.

A BDPALOP é um projecto implementado por quatro parceiros constituintes, o Estúdio Criativo Anima (Moçambique), a Bomcomix Estúdios (Angola), a JOVEMTUDO (Cabo Verde) e A Seita (Portugal).

O projecto BDPALOP é apoiado pelo PROCULTURA, promoção do emprego e actividades geradoras de rendimento no sector cultural dos PALOP e Timor-Leste, acção do programa PALOP–TL e UE, financiado pela União Europeia, co-financiado e gerido pelo Camões.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura