Cultura

Concurso “Teatro de Duplas” distingue actor Avelino Viegas

Gil Vieira

Jornalista

A terceira edição do concurso “Teatro de Duplas”, que arranca no dia 17 deste mês, às 19h00, na Liga Africana, em Luanda, vai homenagear o actor Avelino Viegas, falecido no dia 16 de Março do ano passado.

09/03/2024  Última atualização 09H05
Actor notabilizou-se com o personagem “Kamba Mbiji” © Fotografia por: DR

Segundo o director artístico do evento, Pinto Nsimba, a escolha de Avelino Viegas deve-se ao facto de ter sido uma das figuras de referência do teatro nacional. Com a homenagem, realçou, procura-se ajudar a preservar o legado deixado pelo actor.

Pinto Nsimba afirmou, também, que Avelino Viegas foi um actor por excelência, que mesmo tendo crescido o suficiente a nível profissional, optou por se manter fiel ao teatro, apesar dos vários convites que surgiram para fazer cinema.

"Avelino Viegas foi um grande exemplo para o teatro, pois deu vida a um dos personagens mais populares do teatro nacional, o velho Saraiva, na peça ‘Feiticeiro e o Inteligente’. O actor infelizmente partiu, deixando um vazio para as artes cénicas”, disse.

De acordo ainda com o director artístico do evento, o concurso tem como objectivo estimular a produção teatral e incentivar o reconhecimento de quem se dedica com afinco à arte de representar, bem como dar espaço a actores em início de carreira.

O concurso "Teatro de Dupla”, que vai decorrer até 27 deste mês, vai contar com a participação de 20 grupos de teatro provenientes de várias províncias do país, constituídos, cada, por um casal. As apresentações vão ser feitas em duas sessões por dia, com início às 19h00.

A terceira edição da competição vai ser aberta pelo grupo Feloma Musanzala, da província de Luanda, com a peça "Rastos da Praga”. No mesmo dia, vai entrar em acção, a agremiação Projecto Arte Vida, igualmente de Luanda, com a peça intitulada "Máscaras”.

No dia 18 deste mês, vão encenar os grupos "Ndongartes Teatro”, da Huíla, com a peça "Bereshit - Génesis”, e o Otchali Teatro, de Luanda, com o espectáculo "Menakuntuala”. Na terça-feira, 19, vão entrar em cena os grupos Raiz do Sequele Teatro, de Luanda, com a peça "Na Mente Criminosa”, e o Núcleo de Artes Estrelas ao Palco, do Cuando-Cubango com a obra "Uma Bela no Escuro ".

O alinhamento desta edição traz, igualmente, os grupos Bantu Horizonte, de Malanje, Kandengues do Chocolate, de Namibe, Kufikissa Teatro, do Cuanza-Norte, e Amazonas Teatro, Artes Santa Isabel, Colectivo de Artes, Projecto Fofarte, Ketua Nzambi, Dois Cem Teatro, Twasakidila, todos de Luanda.

Premiações

O Prémio Teatro de Duplas conta com dez categorias de distinção, começando com os três primeiros classificados. O primeiro colocado vai ganhar, nesta edição, um milhão de kwanzas, o segundo 500 mil, enquanto o terceiro 350 mil kwanzas.

O concurso também premeia com o valor de 100 mil, a melhor cenografia, dramaturgia, produção, figurino e caracterização. Além destes, há, igualmente, o prémio Bantu, cujo valor ainda não foi revelado, e o prémio de Continuidade, que é atribuído ao grupo que tenha mantido o seu espectáculo em cartaz, após participação na edição passada do concurso.

 Os três requisitos para a conquista do prémio são "grupo que mais se exibiu”, "grupo que mais se exibiu fora da sua província” e "grupo que mais se exibiu fora de Angola”. O valor atribuído ao vencedor desta categoria é de 150 mil kwanzas.

A mesa do júri do concurso é constituída por Anacleta Pereira, Liliana Nzinga e Alberto Sanzala.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura