Política

Congresso do PRS: Benedito Daniel é candidato único à liderança do partido

Joaquim Cabanje

Jornalista

A candidatura do antigo deputado pela bancada parlamentar do Partido de Renovação Social (PRS), Sapalo António, e do líder juvenil da formação política, Gaspar Fernandes, foram, ambas, afastadas da concorrência à eleição do futuro presidente do partido, a ser votado no V Congresso Ordinário, agendado para os dias 2, 3 e 4 de Abril próximo, em Luanda.

20/02/2024  Última atualização 07H34
Presidente dos renovadores sociais garante novo mandato © Fotografia por: DR

De acordo com Ndoji Vieira, coordenador da Comissão Preparatória Nacional do V Congresso Ordinário do PRS, a candidatura do militante Sapalo António foi reprovada em virtude de o candidato ter sido despromovido da categoria de membro do Conselho Político, por tentativa de criação de um partido político.

Sobre a candidatura de Gaspar Fernandes, líder juvenil do partido, Ndoji Vieira assegurou que a candidatura não foi, igualmente, aceite, pelo facto de não ter mais de 15 anos de militância partidária.

Ao Jornal de Angola, Cláudio Ricai, porta-voz da candidatura do antigo deputado Sapalo António, afirmou que, na verdade, já estavam preparados para o "chumbo”, uma vez que, no seu entender, se preparou um "casaco à medida” para o senhor Benedito Daniel.

Segundo Cláudio Ricai, o presidente cessante sabe que, se concorrer com outros candidatos, corre o risco de perder, razão pela qual buscaram todos os elementos que não fazem parte dos estatutos, para chumbar as outras candidaturas.

 "Esperávamos que o PRS desse um exemplo de democracia, mas aqui mostra que é um partido que está a trabalhar para levar abaixo a democracia no país”, referiu.

O porta-voz da candidatura de Sapalo António revelou, ainda, que a sua equipa já apresentou a providência cautelar junto do Tribunal Constitucional, de maneira a impugnar o V Congresso do PRS, agendado para Abril próximo.

Para o colaborador de Sapalo António, se Benedito Daniel, o único candidato aprovado para concorrer à presidência, tivesse força para concorrer e ganhasse, não precisaria de eliminar a concorrência.

"Quando você elimina a concorrência, está violando os estatutos, a constituição da República e transparece medo dos oponentes”, acrescentou.

Na mesma vertente, Alberto Quinhumba, mandatário do candidato Gaspar Fernandes, igualmente "chumbado”, enfatizou que já tinham isso na imaginação, tendo em conta o medo do candidato Benedito Daniel.

"Evocaram um artigo que fala sobre o tempo que um candidato deve ter para concorrer. E a mesma linha não diz que temos que esperar o mês e o dia em que o candidato completa esses anos”, esclareceu.

O mandatário do co-fundador do PRS, Sapalo António, referiu que a Comissão Preparatória recebeu os comprovativos do pagamento das quotas dos anos anteriores a 2009 e rejeita a candidatura do seu constituinte.

"Aceita o dinheiro e rejeita a pessoa que deu o dinheiro”, argumentou, reiterando que vão recorrer e, em tempo oportuno chamarão os jornalistas para os esclarecimentos que se impõem.

Com o afastamento dos dois candidatos, nomeadamente Sapalo António e Gaspar Fernandes, Benedito Daniel vai concorrer à sua própria sucessão.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política