Sociedade

Conselheiro da Embaixada de Cuba visita antiga casa de Agostinho Neto

JA Online

O conselheiro e responsável pelos assuntos culturais e de imprensa da Embaixada de Cuba em Angola, Jorge Trujillo, visitou a casa onde o primeiro presidente do país, Agostinho Neto, viveu com os pais em Luanda.

22/02/2024  Última atualização 10H59
Conselheiro da Embaixada de Cuba visita antiga casa de Agostinho Neto © Fotografia por: Direito Reservado

O diplomata cubano foi recebido pelo administrador executivo da Fundação Dr. António Agostinho Neto, Amarildo Conceção, e o funcionário do centro cultural, Carlos Torres.

A casa localizada no Bairro Operário, foi transformada em Centro Cultural Dr. Agostinho Neto, e é considerada de "grande importância” para o povo angolano porque foi a partir desta casa que o Dr. Agostinho Neto, ali viveu com os pais, de 1930 a 1947, desenvolveu as ideias sobre a libertação do país do domínio colonial.

Em 1947, o homem que se tornou o primeiro presidente do Angola viajou para Portugal com as poupanças para se inscrever na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Durante o encontro, Carlos Torres destacou a amizade existente entre o líder angolano e o povo cubano e sublinhou a importância da ajuda oferecida por Cuba para a conquista da independência e a preservação da integridade territorial de Angola, avançou a Embaixada de Cuba em Angola, no Facebook.

Por sua vez, Amarildo Conceição condenou o bloqueio a que está sujeita a ilha das Caraíbas e referiu que não se pode agora virar as costas a Cuba e desejou continuar a reforçar as relações com a Embaixada daquele país.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade