Mundo

Conselheiro do Presidente da Guiné-Bissau pede demissão

JA Online/Lusa

O antigo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Nuno Nabiam, pediu demissão do cargo de Conselheiro Especial do Presidente, alegando discordância com a actuação do chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló.

21/02/2024  Última atualização 15H51
© Fotografia por: Direito Reservado

Nuno Gomes Nabiam apresentou a renúncia ao cargo numa missiva, com data de 16 de Fevereiro, consultada pela Lusa, em que justifica a decisão pela "falta de diálogo" e "constantes interferências", assim como pela "tentativa de politizar e sequestrar as forças de segurança" por parte do Presidente.

Na carta dirigida a Sissoco Embaló, o antigo primeiro-ministro começa por agradecer a confiança política na nomeação para o cargo, mas conclui que "já não existem condições morais e políticas" para continuar.

Nuno Nabiam aponta a necessidade de marcação de eleições depois da dissolução da Assembleia Nacional Popular, em Dezembro, e considera que o estadista guineense "não se mostrou aberto ao diálogo para a criação de condições para uma governação pacífica e estável do país".

Refere também, entre as razões para a demissão, "as constantes interferências" de Sissoco Embaló "no funcionamento das instituições democráticas do país", nomeadamente nos órgãos de soberania como o parlamento, Governo, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Procuradoria-Geral da República e partidos políticos.

De acordo com a mesma fonte, o documento salienta, ainda, "a tentativa de sequestrar e politizar as forças de segurança do país, apenas para cobrir interesses eleitorais, agindo como senhor absoluto" e os "discursos de intimidação e ofensa da moral pública", bem como "reiteradas violações dos direitos humanos cometidas pelas forças palacianas contra as populações, sem direito de reivindicação".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo