Mundo

Conselho Constitucional mantém candidatos às eleições

O Conselho Constitucional do Senegal publicou, terça-feira, a lista actualizada de 19 candidatos presidenciais, sem a candidata Rose Wardini, que anunciou, na segunda-feira, a intenção de se retirar da eleição.

21/02/2024  Última atualização 11H07
Conselho Constitucional do Senegal © Fotografia por: DR
Com a divulgação da lista, que já tinha sido apresentada em Janeiro, o Conselho Constitucional não dá resposta aos apelos para a revisão do processo pré-eleitoral.

O Senegal tinha eleições marcadas para 25 de Fevereiro, mas o Presidente, Macky Sall, decretou o adiamento, horas antes do início da campanha eleitoral.

O Conselho Constitucional anulou, posteriormente, o adiamento da eleição e com essa decisão vetou ainda a prorrogação do mandato de Sall até à tomada de posse do seu sucessor.

Os juízes constataram a impossibilidade de realizar as eleições presidenciais a 25 de Fevereiro e solicitaram às autoridades que as organizassem "o mais rapidamente possível”.

Na sexta-feira, Sall declarou que iria respeitar a decisão do Conselho e efectuar as consultas necessárias "sem demora” para organizar o escrutínio.

Os senegaleses aguardam agora pelo início da nova data e da cadeia de acontecimentos que desencadearam um novo e aceso diferendo sobre se as eleições presidenciais devem ter lugar antes ou depois de 2 de Abril, data em que termina oficialmente o mandato do actual Presidente.

A disputa alargou-se a saber se o processo deve ou não recomeçar do zero.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo