Sociedade

Consumo de drogas com tendência a aumentar

Winnie António

Jornalista

O presidente da Associação Nacional de Luta contra Drogas (ANLD) manifestou-se, em Luanda, preocupado com o número elevado de consumidores de drogas no país.

12/03/2024  Última atualização 08H30
© Fotografia por: DR

Cláudio Pinto, que apresentou o relatório sobre o consumo de drogas em Angola durante o ano passado, defendeu a necessidade de se reforçarem as campanhas de sensibilização da sociedade sobre os perigos do consumo de drogas, que tende a aumentar, principalmente nas províncias de Luanda, Benguela, Huíla, Cabinda e Zaire. Actualmente, disse, a ANLD tem o registo de 7.654 consumidores de drogas, a maioria dos quais mulheres. "Hoje, elas são as que mais consomem bebidas alcoólicas e drogas".

A liamba, referiu, é das mais consumidas em todo o país e continua a ser inserida, todos os dias, dentro das comunidades.

Sintomas comuns

Dados do Gabinete Nacional Psicomédico da ANLD dão conta que entre os sinais apresentados, constam a ansiedade e a psicose. As pessoas usuárias de drogas, segundo os dados, precisam de passar por uma avaliação profunda, antes de serem, ou não, internadas.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade