Desporto

Coordenação municipal capacita árbitros e dirigentes

Júlio Gaiano | Lobito

Jornalista

Cerca de trinta e dois árbitros e dirigentes do desporto comunitário, no município do Lobito, província de Benguela, beneficiaram, recentemente, de uma formação de capacitação sobre a observância das regras de jogo nas comunidades promovidas pela Coordenação do Girabairro/Taça da Juventude local.

08/02/2024  Última atualização 11H05
© Fotografia por: DR

O evento, inserido no quadro das actividades do Dia Nacional do Desporto assinalado no passado dia 23 de Janeiro, teve como lema: dialogando e partilhando conhecimento, diminuímos problemas no desporto comunitário.

Com participação aquém do esperado, o certame, que abordou assuntos relacionados à situação da arbitragem e o dirigismo no desporto comunitário, foi orientado pelo presidente da Associação Provincial de Árbitros de Futebol de Benguela, Venâncio Matos, que além de enaltecer a iniciativa, destacou as condições criadas pela organização, não obstante lamentar o curto espaço de tempo reservado para a sua realização.

No seu entender, em quatro horas não foi possível esgotar, na sua plenitude, temas como: o perfil do dirigente desportivo e árbitros; o papel do dirigente, antes, durante e pós-jogo; as consequências dos distúrbios e agressões nos campos comunitários,as leis de jogo e suas aplicabilidades. Contudo, considerou que os objectivos foram cumpridos.

"Temos a plena certeza que na segunda fase, teremos uma sessão de refrescamento mais longa e com uma dinâmica assertiva de forma que não deixemos dúvidas aos ‘nossos colegas’ engajados nesta prova do Girabairro”, assegurou o presidente da Associação de Árbitros de Benguela, para de seguida confessar ter-se surpreendido pela forma como os formandos se apresentaram nos debates. 

Em gesto de balanço, o coordenador do Girabairro/ Taça do Presidente, no município do Lobito, David Faria Cigarro "Vivi”, reconheceu a importância da referida actividade, salientando que o mesmo terá ajudado a alicerçar no conhecimento e domínio dos perfis dos árbitros, dirigentes desportivos e leis dos jogos.

"Não obstante o pouco tempo que tivemos, foi possível assinalar ganhos de extrema importância para o (nosso) Girabairro. Por isso, aproveitamos o momento para nos regozijar e enaltecer a boa vontade dos presentes, pois acabaram de enriquecer o seu profissionalismo”, sublinhou.

Quinze equipas do Girabairro/Taça do Presidente, no Lobito, participam da primeira divisão municipal, disputando-se no sistema de todos contra todos, a duas voltas.

O Grupo Desportivo 17 de Setembro/Lixeira Candimba é o detentor do título. As três últimas formações serão despromovidas à Segunda Divisão composta por dois grupos (A e B) com 12 agremiações cada.

Os primeiros de cada grupo apuram-se de forma automática para a Primeira Divisão, aos quais junta-se a segunda melhor pontuação. No defeso de cada época futebolista, a coordenação municipal organiza torneios zonais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto