Mundo

Coreia do Norte testa novo sistema de mísseis

A Coreia do Norte anunciou, segunda-feira, que desenvolveu um novo sistema de controlo para lançadores múltiplos de foguetes, considerado um reforço significativo da capacidade de defesa do país, noticiou um órgão estatal.

13/02/2024  Última atualização 10H17
© Fotografia por: DR

A Academia das Ciências de Defesa de Pyongyang realizou, no sábado, um "teste de controlo balístico de projécteis de calibre 240 mm disparados por lançadores múltiplos de foguetes” para desenvolver um "sistema de controlo” a este tipo de arma, disse a agência de notícias oficial norte-coreana KCNA.

O novo lançador de foguetes "vai ser reavaliado” e a utilização em campo de batalha aumentada, indicou a KCNA. Dotada de armas nucleares, a Coreia do Norte declarou, este ano, o vizinho a Sul "inimigo principal”, fechou as agências dedicadas à reunificação e ameaçou entrar em guerra perante qualquer violação territorial.

Na sexta-feira, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reiterou que não hesitará "em destruir” o vizinho a Sul em caso de ataque, qualificando Seul de "principal país hostil e inimigo imutável”.

No mês passado, a Coreia do Norte efectuou vários disparos de artilharia com fogo real perto de duas ilhas fronteiriças com Seul, país do Estado vizinho, que deu ordem de retirada dos habitantes e respondeu com exercícios de artilharia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo