Mundo

CPLP celebra na Geórgia dia da língua portuguesa

O secretário executivo e representantes dos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vão visitar a Geórgia em Maio, a convite do Governo daquele país, que celebra 10 anos como observador associado da organização, afirmou Zacarias da Costa.

22/02/2024  Última atualização 10H45
© Fotografia por: DR

"O ministro dos Negócios Estrangeiros convidou-me e também aos Representantes Permanentes dos Estados-membros (REPER) junto à CPLP, para celebrarmos o Dia Mundial da Língua Portuguesa em Tiblíssi, em Maio, e os 10 anos da entrada da Geórgia como observador associado”, afirmou o secretário executivo, em declarações à Lusa.

A Geórgia tornou-se observador associado da CPLP na X Conferência de Chefes de Estado e de Governo, que decorreu a 23 de Julho de 2014, em Díli, Timor-Leste, na mesma cimeira em que também obtiveram aquele estatuto a Namíbia, a Turquia e o Japão.

Hoje, a CPLP conta com mais de 30 observadores associados, entre países e organizações, e, na última cimeira de chefes de Estado e de Governo, que decorreu em 2023 em São Tomé e Príncipe, foi aprovado o novo regulamento dos observadores associados, que exige destes um papel mais ativo em termos de cooperação.

A viagem "tem todo um simbolismo”, porque se realiza na altura em que se comemora "a data nacional da Geórgia e os dez anos do país como observador associado da CPLP e no mês da língua portuguesa, Maio”, disse o embaixador do Brasil junto da comunidade, Juliano Nascimento. "Tudo isso convergiu para que a gente aceitasse o convite”, que surgiu durante uma visita do chefe da diplomacia da Geórgia a Portugal e foi formalizado mais tarde, acrescentou o diplomata.

Na opinião do diplomata, "com este gesto”, a Geórgia "já está mostrando o seu interesse” e "compromisso” em se empenhar no cumprimento do novo regulamento dos observadores associados, que exige um plano de parceria com a organização, e "em dinamizar a sua relação com a CPLP”.

A categoria de observador associado da CPLP foi criada em 2005, após decisão do Conselho de Ministros da comunidade.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo